O estado de Pernambuco pode ganhar um novo voo internacional. Isso porque a Azul tem estudado o lançamento da rota de Recife a Buenos Aires, segundo revelou a Embratur.
O alinhamento dessa proposta foi desenhado na FIT América Latina, que acaba nesta terça-feira (8), em Buenos Aires. De acordo com comunicado da autarquia, a possibilidade foi debatida no evento com executivos da companhia aérea.
A conversa foi adiantada com os executivos Fábian Lombardo e Pablo Damigella, representantes da Azul na FIT em Buenos Aires. Entretanto, não foi apresentado nenhum prazo para início do voo de Recife a Buenos Aires.
Para Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, a crise na Argentina pode facilitar a procura de argentinos por praias brasileiras. Ou seja, o turista do país vizinho deixaria o Caribe em segundo plano para priorizar o Brasil, graças à proximidade territorial e aos custos.
“Vemos uma fidelidade importante do público argentino com o Brasil. Porém, esta movimentação ainda não chega ao Nordeste e estudos internos apontam que há demanda para as águas quentes brasileiras”, acredita ele.
A empresa incluiu a Argentina em sua malha em 2017. Atualmente, são operados quatro voos diários para Buenos Aires com saída de Viracopos, em Campinas (SP), Confins (MG) e Rio de Janeiro, via Santos Dumont.
Aliás, a Azul introduziu nas últimas semanas Bariloche como destino regular, sendo a única companhia aérea brasileira a oferecer essa opção.
O argentino que visita o Brasil tende a passar mais tempo e gastar mais. Por exemplo, seu tempo médio de permanência é de 11 dias, enquanto os gastos superam US$ 620.
Em 2018, 2,4 milhões de turistas desse país estiveram em terras brasileiras, sendo o principal mercado internacional. Ao todo, contribuíram com US$ 1,625 bilhão na economia local.