[ editar artigo]

06 Termas de destaque no Brasil

06 Termas de destaque no Brasil

As termas são uma forma que os brasileiros encontraram de descansar a mente e também o corpo em qualquer época do ano, aproveitando férias, feriados e até finais de semana. O melhor é que os destinos, na grande maioria das vezes, possuem entretenimento para a família toda, devido à infraestrutura dos hotéis e resorts. Além disso, as cidades que abrigam esses empreendimentos também usufruem do turismo, potencializado pelas termas, e passam a oferecer mais opções no comércio, artesanato local e atrações de lazer.

Além das piscinas serem um recurso de entretenimento para a família, as águas termais possuem benefícios de saúde para o corpo, por isso acabam sendo destinos preferidos também pela melhor idade. Como as águas são subterrâneas e aquecidas naturalmente, medem entre 37 e 40 graus, sendo assim possuem um efeito anestésico que alivia dores musculares e dão uma sensação de relaxamento, servindo como um tratamento complementar para pessoas com dores advindas de artrite, artrose e dores nas costas. 

Os banhos de imersão, devido ao maior teor de mineralização em relação a água comum, repõem também os sais minerais e antioxidantes perdidos pela pele e equilibram o ph da derme, reconstitui a barreira de proteção da pele, hidrata as mais ressecadas e diminui a oleosidade das oleosas. A água quente também auxilia nos problemas respiratórios, circulação, varizes e cicatrização, já que a composição química termal é rica nos oligoelementos.

No Brasil, temos opções de águas termais em diversas localidades do território nacional, incluindo Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As vantagens desses destinos turísticos é que muitas opções oferecem uma programação para grupos com descontos bem atrativos, sendo também uma opção para excursões. Entre as opções, temos: o Parque Nacional de Águas Quentes de Santo Antônio de Leverger; Águas Quentes da Cidade de Pedra; Parque das Águas Quentes em Barra do Garças; Gravatal; Jurema; Caldas Novas; Rio Quente; Poços de Caldas; Araxá; Olímpia; Lins; Foz do Iguaçu; Cornélio Procópio; Gramado; Mossoró; Termas de Itá, Termas da Guarda e Piratuba.

Vem comigo e conheça alguns desses empreendimentos no Brasil.


Termas do Rio Quente

O Estado do Goiás abriga um complexo de águas termais com muita diversão para a família toda. O Rio Quente Parques e Resorts, do Grupo Aviva, está localizado na Esplanada do Rio Quente, a 177 km de Goiânia, e pode ser acessado via aérea ou rodoviária. A região oferece riqueza de fauna e flora que permite o descanso, além do lazer. O local possui seis alternativas de estadias, que apresentam opções para todos os gostos, conforto, contato com a natureza, gastronomia requintada, parque aquático e spa. Há quartos disponíveis para portadores de mobilidade reduzida. O completo disponibiliza ainda o Hot Park, para aventuras radicais, toboáguas e brinquedos, e o Parque das Fontes, além do Lago de Águas Quentes, Duchas, várias piscinas, alternativas de esportes e mais de 49 hectares com 18 nascentes de águas a 37,5 graus. A região possui uma temperatura média anual de 23 graus, que pode ser visitada em várias épocas do ano. O rede hoteleira possibilita também que sejam feitos eventos corporativos.     


Termas de Gravatal

O simpático e acolhedor município de Gravatal é altamente turístico e possui um comércio atrativo da moda catarinense, tanto de vestuário como de roupa de banho e toalhas. Entretanto, o personagem principal da região são os hotéis e pousadas de águas termais, com as famosas banheiras de imersão. Entre os atrativos da região também está o ecoturismo, devido à localização de Gravatal, que está situado a 40 km do mar e a 79 km da Serra do Rio do Rastro. Por isso, Gravatal é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, até mesmo no inverno. Nas proximidades estão Braço do Norte, Tubarão e Laguna. Os empreendimentos hoteleiros mais conhecidos do município são o Hotel Internacional, maior da cidade, cuja hospedagem dá direito a entrada no Parque Aquático da cidade. O Hotel Termas possui opções de piscinas cobertas e é o mais tradicional da região. O Hotel Cabanas é composto por várias cabanas de diferentes tamanhos, que funcionam como quiosques individuais para as famílias e oferece um atendimento bastante pessoal aos visitantes. A cidade tem ainda o Termas do Lago e o Termas Park Hotel.


Termas de Itá

O complexo do Itá Thermas Resort & Spa é um show à parte para os visitantes e também para os moradores locais. Isso porque o empreendimento possui um parque aquático aberto ao público mediante ingresso, com tobogãs e diversas piscinas de vários tamanhos. O hotel tem padrão internacional, com uma destacada culinária, recreação infantil, serviço de spa, quadras de tênis, bosque, cinco piscinas e um mirante de tirar o folêgo. A piscina central aquecida é uma verdadeira atração, já que possui teto retrátil e uma vista incrível para o lago da Usina Hidrelétrica, que pode também ser visitado de barco. A cidade de Itá, que está a 510 km da capital Florianópolis, tem uma história muito interessante, pois foi reconstruída e planejada devido à implantação da Usina Hidrelétrica, que potencializou o desenvolvimento da região. O visitante conta também com aventuras radicais, tal como a tirolesa, que oferecem possibilidades de lazer e esporte no local. Aves exóticas também podem ser encontradas no EcoParque e o destino proporciona ainda a opção de arvorismo no meio da mata nativa.   


Piratuba

O município catarinense de Piratuba está localizado a oeste da capital Florianópolis, próximo às cidades de Chapecó e Concórdia. A região é colonizada por alemães, que até comemoram por cerca de 10 dias a colonização com a festa do chopp, Kerb, que inclui vestimentas típicas, carros alegóricos e desfile, que toma conta da avenida central. A alegre cidade se destaca pela arquitetura colonial e oferece passeios de trem e jardineiras. Entretanto, as águas termais da região reúnem visitantes em vários momentos do ano, possui um rede hoteleira vasta e hospitaleira, além do Parque Aquático da cidade, que pode ser visitado por turistas e moradores. O comércio da região é bastante forte e também valoriza a cultura alemã. 


Termas da Guarda

O Hotel Termas da Guarda está localizado na cidade catarinense de Tubarão, ao Sul de Santa Catarina, quase divisa com o Estado Gaúcho. Envolvido pela mata nativa, o Termas da Guarda é extremamente aconchegante. Embora já tenha 60 anos, o empreendimento é constantemente conservado e expandido. A fonte da Guarda foi descoberta em 1888 por um escravo foragido durante a Revolução Farroupilha. Além das piscinas com as águas termomineirais, o espaço possui ainda cancha de bocha, gruta, lago e passeio à cavalo, o cantinho do chimarrão e um café da tarde especial. Os banhos termais são individuais ou para casais, possui banho de lama medicinal, hidromassagem coletiva, sauna úmida e á valor e serviço de massoterapia.


Poços de Caldas

O nome da cidade de Poços de Caldas foi dado à região justamente devido ao balneário de águas termais, fontes e nascentes. Localizada na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Poços de Caldas possui águas sulfurosas, usadas no tratamento de doenças cutâneas, e ficou conhecida por ser visitada pelo imperador Dom Pedro II, em meados de 1880. O chalé usado pelo imperador e pela imperatriz, Teresa Cristina, foi substituído mais tarde por um conjunto arquitetônico hoteleiro e alguns prédios usados até hoje. Durante muitos anos, Poços de Caldas foi um destino frequentado pela aristocracia brasileira, com seus palácios e jogos. Hoje, as piscinas térmicas recebem visitantes também devido aos esportes radiciais oferecidos na localidade, aventura, contato com a natureza e cultura local. 
 

Gostou do nosso conteúdo sobre o que são águas termais? Conta pra gente as suas experiências e locais que visitou para enriquecer ainda mais as opções aos leitores.

 

Destinos

Agente de Valor
Ler matéria completa
Indicados para você