Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Turismo na Melhor Idade: Opções, Dicas e Argumentos de Venda

Turismo na Melhor Idade: Opções, Dicas e Argumentos de Venda
Agente de Valor
jan. 17 - 7 min de leitura
010

Sabemos que o processo de envelhecimento da população mundial sofreu um “boom” nas últimas décadas. Pesquisas mostram que o número de pessoas na melhor idade no Brasil subiu demasiadamente em decorrência da melhoria na saúde e condições de vida. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 cerca de 30% da população brasileira terá mais de 65 anos.

De olho nesse “boom”, as empresas de turismo desenvolveram estudos e pesquisas a fim de identificar as preferências e os modelos de viagens ideais para os idosos. Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo desenvolvido pelo Instituto Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, algumas cidades brasileiras estão melhor preparadas para a melhor idade. Porém, os turistas idosos preferem viagens em que o perfil da faixa etária seja heterogêneo.

Para o público sênior, as viagens são uma forma de aproveitar o seu tempo livre. Viajar na melhor idade pode proporcionar bem-estar físico e mental. Mas como escolher o melhor destino e viajar com segurança? Bem, antes de tudo é preciso escolher uma agência de viagem de confiança. Muitos criminosos se aproveitam da vulnerabilidade de idosos para aplicar golpes. Para que isso não ocorra, é fundamental checar as referências da agência de viagem e verificar se ela é certificada pelo Ministério do Turismo Brasileiro (Embratur).

A escolha de uma boa agência de viagem é muito importante, principalmente para os idosos. Existem algumas medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança durante a viagem (por exemplo, a prestação de socorro em alguns casos). Portanto, leia o contrato atentamente antes de assiná-lo e boa viagem!

Destinos mais procurados no Sul do Brasil pelo público sênior

Os principais critérios para a escolha dos destinos são os cuidados com a saúde, bem-estar, ofertas de serviço e segurança. Além disso, as cidades têm um importante papel em dar condições melhores para que as pessoas acima dos 60 anos sejam mais ativas.

Outro atrativo para o público sênior são as estações do ano. No inverno, o número de turistas idosos cresce consideravelmente. Eles buscam roteiros criados especialmente para essa estação. Os maiores atrativos são o clima, a tranquilidade e o preço dos pacotes de viagem. O Paraná possui ótimas opções de entretenimento para idosos.

Para quem procura um lugar aconchegante, os Campos Gerais possuem pousadas rurais repletas de programações para a terceira idade. A região é marcada pela história do tropeirismo e imigração europeia. Além disso, possui diversos atrativos naturais, históricos e culturais.

Uma ótima dica para os idosos que estão procurando belezas naturais e várias rotas de passeio é Foz do Iguaçu. Além de fazer parte da Tríplice Fronteira - juntamente com o Paraguai e a Argentina, a cidade possui o turismo religioso.

Para quem está de olho na saúde e no bem-estar, a cidade conta com águas termais, como o Mabu Thermas Grand Resort e Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Outra opção é Curitiba, capital do Paraná. A cidade é uma das mais belas do país. Ideal para os turistas que procuram passeios e programação cultural. No roteiro, o visitante poderá conhecer o Jardim Botânico, os parques Barigui e Tanguá, o museu Oscar Niemeyer, o teatro Ópera de Arame, o Centro Histórico, entre outros.

Em Campo Mourão, ao Norte do Paraná, se encontra o complexo de Termas de Jurema, indicado para quem procura diversão e tratamentos. O hotel conta com serviços de massagem, banhos de lama negra e piscinas com águas que naturalmente chegam a 42°C, indicadas para quem quer relaxar! Além disso, os turistas podem fazer passeios a cavalo e provar pratos com ingredientes de fabricação própria.

As termas de Gravatal, localizadas em Santa Catarina, são uns dos grandes atrativos do estado. O destino é um dos mais procurados pela melhor idade, uma vez que a qualidade de suas águas termais é considerada a segunda melhor do mundo em propriedades terapêuticas, superada apenas pelo complexo Aux-Les-Thermes, na França. Quem visita a região pode aproveitar e curtir as piscinas termais ou banhos nas cabines especiais, eficazes no tratamento de diversas doenças.

Outros destinos procurados pela melhor idade

A capital do Ceará, Fortaleza é um dos destinos preferidos dos idosos. A cidade tem uma ótima infraestrutura. Viajar é sinônimo de qualidade de vida entre os idosos. Sozinhos ou com a família, a melhor idade quer viver novas emoções, conhecer pessoas, apreciar paisagens e aprender.

Para aqueles que buscam por um destino mais tranquilo para relaxar, as áreas serranas são ideais. No Rio de Janeiro, cidades como Petrópolis e Teresópolis são locais sossegados. A primeira, possui vilas e paróquias que mostram o porquê a cidade é uma das favoritas desse público. Já em Teresópolis, os idosos podem fazer passeios em trilhas ecológicas, pousadas e feirinhas.

Contudo, a melhor idade também busca por lugares “mais agitados”. Fortaleza, no Ceará, é um dos destinos favoritos dos idosos. A cidade possui uma das melhores infraestruturas para receber os turistas, com atividades de lazer para todos os gostos. A Praia do Futuro é uma das paradas obrigatórias para quem deseja curtir o mar.

Porto Seguro, na Bahia é outro point para a melhor idade! Engana-se quem pensa que as praias são frequentadas apenas pelo público jovem. O lugar é ideal para os vovôs que querem agitação ou apenas desfrutar de um belo visual.

Como falamos, a melhor idade prefere programas que estabeleçam novos relacionamentos, gerando novas amizades. Uma ótima opção para isso, são os cruzeiros. Além disso, uma viagem de navio é totalmente controlada, o que facilita a vida de pessoas com necessidades especiais e dificuldades de locomoção, por exemplo.

 Os cruzeiros possuem a mesma comodidade e conforto de um resort. Piscinas, cassinos, lojas, academia de ginástica, cabeleireiros etc. Além disso, os cruzeiros específicos para o público sênior têm uma programação especial, como palestras sobre saúde e nutrição, aulas de dança, torneios de baralho e concursos de karaokê.

Em resumo, são muitas possibilidades. Seja qual for o perfil do viajante, certamente há um destino para ele. O importante é tirar a ideia do papel (de maneira segura, claro) e não se desencorajar pela mentalidade preconceituosa de que idosos devem se contentar em “ficar em casa e descansar”.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você