[ editar artigo]

Três dos quatro países isentos de visto crescem em visitas ao Brasil

O Ministério do Turismo revelou que três dos quatro países isentos de visto para entrar no Brasil registraram crescimento em visitas. Estados Unidos, Canadá e Austrália cresceram em média 25%, enquanto Japão caiu 16%.

Contudo, os dados são preliminares e cobrem o período de junho a agosto em comparação com os mesmos meses de 2018. A isenção de vistos entrou em vigor em 17 de junho deste ano.

De acordo com o órgão, os Estados Unidos são responsáveis pelo resultado mais significativo. Maior emissor, passou de 56.668 para 71.281 visitantes nesses três meses.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, que cumpre agenda na China, destacou que outros países podem entrar nesse grupo estratégico. A própria China, Índia e Arábia Saudita foram citadas abertamente em outros momentos.

Leia também:
Após isenção de visto, julho registra o maior gasto de estrangeiros no Brasil

“Os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o setor no Brasil. Nosso intuito, com essa medida, é justamente esse, aumentar o fluxo destes visitantes que contribuem muito para nossa economia. Essa é uma abertura estratégica, que tem forte potencial de contribuir para a geração de divisas, emprego e renda por meio do turismo no nosso país”, acredita ele.

Há duas semanas, Álvaro Antônio foi indiciado pela Polícia Federal no caso das candidaturas de laranjas do PSL. E, inclusive, terá de prestar depoimento à Comissão de Transparência Senado para explicar o imbróglio.

Segundo números oficiais, em 2018, quando o Brasil adotou o visto eletrônico para turistas desses quatro países, houve alta de 15,73% na chegada desses visitantes. O incremento na economia brasileira foi de R$ 450 milhões.

Agente de Valor
Ler conteúdo completo
Indicados para você