[ editar artigo]

Demanda doméstica cai 0,4% em agosto, aponta Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou ontem (26), o relatório de Demanda e oferta do Transporte Aéreo, do mês agosto.

De acordo com dados divulgados, a demanda doméstica de passageiros registrou redução de 0,4% no mês, em comparação com o mesmo período de 2018. Ao total, foram transportados 7,9 milhões de passageiros pagos em voos domésticos, assim representando uma variação positiva de 0,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK), na mesma comparação, registrou queda de 3,4%. Como resultado, nos oito primeiros meses do ano, a demanda acumulou alta de 0,1% e a oferta apresentou queda acumulada de 2,2%.

Participação de mercado

No mesmo relatório, a Anac apontou as companhias aéreas que obtiveram crescimento durante o mês. Em agosto de 2019, Azul, Gol e Latam apresentaram um crescimento em suas demandas (RPK) no mês, de 32,3%, 11,7% e 9,6%, respectivamente.

Leia também: Abav Expo é palco de demandas do turismo e palanque político

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

 

Além disso, a companhia Gol apresentou 38,2% de participação no RPK doméstico e a Latam obteve 35,9%, representando variações de 12,1% e 10,1%, respectivamente, na comparação com o mês de agosto de 2018. Já a Azul respondeu por 25,5% da demanda doméstica, o que representou aumento de 32,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mas o mercado de passageiros internacionais apresentou redução de 3,0%, enquanto a oferta diminuiu 6,6%, terceira redução consecutiva. As companhias transportaram no mês 784 mil passageiros pagos em voos internacionais. Já entre os meses de janeiro e agosto de 2019, a demanda internacional cresceu 4,9% e obteve aumento de 3,1%, em comparação com 2018.

Agente de Valor
Ler matéria completa
Indicados para você