Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conheça 4 destinos brasileiros ideais para o turismo de isolamento

Conheça 4 destinos brasileiros ideais para o turismo de isolamento
Agente de Valor
mar. 5 - 7 min de leitura
000

O turismo de isolamento é uma prática antiga, mas ganhou maior visibilidade com a pandemia. A ideia central deste ramo turístico baseia-se na premissa de que a prática do isolamento social se faz por escolha própria, e não apenas por obrigação.

Como escolher um destino? 

Seja qual for o seu estilo de viagem, existem inúmeras opções de lugares para colocar em prática o turismo de isolamento. Se a ideia é ficar próximo à natureza, vale buscar hospedagens que proporcionem passeios com trilhas e cachoeiras. Já se você prefere tomar sol e ler um bom livro, há excelentes opções de praias calmas.

Para se prevenir de imprevistos, é aconselhável viajar somente após a contratação de um seguro saúde. Mesmo no caso de locais isolados, não é apenas o coronavírus que pode afetar a sua saúde e  bem-estar.

Portanto, para que a viagem não seja interrompida por uma doença repentina, procure um bom seguro saúde.

Se você já possui um, verifique com a empresa contratada quais são seus benefícios e veja se o destino escolhido está dentro das especificações atendidas pelo plano.

Aventura

Se você está precisando de uma dose de adrenalina, há várias opções no Brasil, destinos  onde você estará em contato com a natureza, podendo ver cachoeiras e fazer trilhas. Descubra quais são os melhores lugares para o turismo de aventura nestes dias de isolamento social:

Parque Estadual do Jalapão

Natureza em estado puro, é um convite ao turismo de aventura com estradas de terra e areia a partir de Ponte Alta do Tocantins, a  195 Km de Palmas. Com 34 mil Km² de preservação ambiental, o destino conta com uma teia de rios, riachos e ribeirões, cachoeiras e nascentes de água cristalina — algumas são chamadas de fervedouros por causa do borbulhar constante que torna impossível o banhista afundar. 

Além de dunas de areias alaranjadas, o parque é rico em serras e chapadões onde é possível avistar a paisagem com vegetação rasteira misturada ao cerrado, campina e matas de galeria. Ideal para quem quer uma experiência imersiva em meio à natureza. Pode-se praticar trilha, canoagem, mergulho e outros esportes radicais.

Você pode viajar durante dias pelo parque e encontrar animais típicos da região como lobos-guarás, emas, raposas, gambás, papagaios, araras e muitas outras espécies que compõem a fauna local.

Vale lembrar que os pontos de hospedagem mais próximos ficam em Mateiros e São Félix.

Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, além de Bonito e o Pantanal, há vários outros destinos de natureza relativamente vazios que podem surpreender você. Há lugares incríveis como os parques de Costa Rica, as cachoeiras de Bodoquena e o Vale do Alcantilado em Rio Negro. 

O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, no município de Costa Rica, é conhecido pela prática de esportes de aventura como rapel, rafting e tirolesa. A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, rica em biodiversidade. Nas corredeiras do Rio Sucuriú, a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting, um percurso de duas horas e 8 km de corredeiras.

O circuito de tirolesa torna a visita ao parque ainda mais inesquecível. Uma das vias com queda de 70 metros termina em um banho de piscina ( Tirolesa da Libélula). Já a Tirolesa do Tucano possui 230 metros e a Tirolesa da Andorinha, 400 metros — proporcionando ao turista uma visão maravilhosa do Salto Majestoso. 

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui uma exuberante fauna e flora. Durante a trilha é possível observar as características de Mata Atlântica e cerrado que se fundem, enriquecendo ainda mais a paisagem local, além de várias espécies de animais.

O Vale do Alcantilado, na região de Rio Negro, abriga algumas das maiores cachoeiras do Mato Grosso do Sul. O destino é conhecido pela prática de paraquedismo, mountain bike e rapel. Na Estância Arco-Íris, existe um receptivo preparado para receber turistas e, no local, você pode aproveitar trilhas, cavernas com  pintura rupestre e o cânion  —  tudo isso a 154 km de Campo Grande.

Praias

Melhores Praias do Nordeste - Guia de Turismo - vídeos

Para quem mora no Sul e Sudeste do país, uma ótima opção é ir em busca de novos lugares.

Um exemplo disso são as belas praias presentes na região Nordeste do Brasil. Conheça  dois destinos com acomodações isoladas:

Jericoacoara 

Há muito o que fazer em Jericoacoara, um dos melhores destinos do Ceará e do Brasil! Praias, dunas e hotéis são alguns dos atrativos turísticos da região.

A vila, localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, é um lugar pacato, com ruas de areia e cenários bucólicos — ideais para quem quer descansar e renovar as energias! 

Escondida entre dunas, lagoas, mangue e o mar, Jericoacoara era uma simples vila de pescadores, um local de difícil acesso e com praticamente nenhuma estrutura. Hoje o cenário simples ainda se faz presente, mas a vila é também mais moderna, tem hotéis e pousadas com excelente estrutura, restaurantes e bares.

Como o destino não é muito grande, em dois ou  três dias, você consegue aproveitar boa parte do que ele oferece. Reserve um tempo para relaxar, curtir a natureza e aproveitar a atmosfera tranquila de Jericoacoara.

Praia do Patacho

A Praia do Patacho fica localizada no município alagoano de Porto de Pedras, trecho chamado de Rota Ecológica de Alagoas, divisa entre a Barra do Camaragibe e o Porto de Pedras.

O destino paradisíaco possui quilômetros de praias desertas com uma estrutura voltada para o turismo de isolamento, ideal para quem pretende descansar e curtir as praias da região. 

Além de pousadas charmosas, a Praia do Patacho é conhecida pela exuberância das piscinas naturais — a região, também conhecida como Costa dos Corais, possui a segunda maior barreira de corais do mundo! 

A paisagem composta por coqueiros, mar verde claro e calmaria é perfeita para quem quer fugir das aglomerações!

Desde que a segurança seja colocada sempre como prioridade, viajar pode  ser um refúgio para atravessar esse momento difícil. Seja qual for o destino, aproveite com responsabilidade.

E você, já escolheu o destino ideal para fugir das aglomerações? Deixe seu comentário!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você