De olho na vacinação contra a Covid-19, o Mato Grosso do Sul está otimista com a retomada de suas atividades turísticas, uma vez que as pessoas começam a ficar mais seguras para viajar e conhecer as belezas naturais do estado.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, a retomada efetiva do turismo está diretamente ligada à vacinação em todo o Brasil. Pensando nisso, o destino está planejando lançar duas campanhas promocionais ainda no primeiro semestre. “Temos pontos turísticos de grande potencial e novos destinos de natureza que vão ser atrativos de destaque”, finalizou.
A primeira campanha deve começar no mês de março ou abril e será voltada para a população do estado, com a intenção de incentivar as pessoas a visitarem os pontos turísticos sul-mato-grossenses. O foco será o aumento de turistas de consumo interno.
Já a segunda campanha, será voltada aos turistas de todo o Brasil, assim como empresas e agências do setor. Com isso, a Fundtur visa posicionar melhor o Mato Grosso do Sul dentro das operadoras emissivas buscando diversificar as opções de pacotes, bem como seu destaque nos portfólios. Ter agentes de turismo capacitados e seguros é uma forma de fomentar o fluxo de turistas para o estado. O foco será a linha de comunicação mais segmentada.
Selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”
Um dos pontos positivos de Mato Grosso do Sul é que o destino dispõe de estrutura e credibilidade, contando com o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Para obtenção do selo internacional, o estado fez uma auditoria direta nas empresas do setor com adoção de medidas rigorosas de biossegurança elaboradas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Retomada das atividades turísticas
Para fomentar a retomada das atividades turísticas, a Fundtur lançou em setembro de 2020 quatro editais públicos para municípios e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desejavam apresentar projetos de fomento e apoio a eventos turísticos no estado. Houve ações em diversos segmentos como ecoturismo, evento gastronômico, turismo de esporte, aventura e de negócios, bem como divulgação de rotas do Pantanal, Bonito, Caminhos dos Ipês, entre outros.
A ação tem o objetivo de descentralizar os recursos financeiros para apoio às regiões turísticas. Os projetos estão sendo desenvolvidos em estratégias alinhadas com as campanhas e ações da Fundação.
Já a campanha “Turista Responsável”, lançada em 2020, dará continuidade à veiculação da campanha promocional/educacional desenvolvida para promover o turismo do Mato Grosso do Sul, reforçando a necessidade de medidas de segurança por conta da pandemia nos destinos turísticos da região.
Em resumo, o Mato Grosso do Sul está em contínuo trabalho de articulação política e institucional junto ao Governo Federal via Fundtur, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e em conjunto com o Governo Estadual, Conselho Estadual de Turismo e entidades parceiras, dando suporte ao trade turístico que ainda vem passando por dificuldades durante esse período de crise sem precedentes.