[ editar artigo]

Destinos para fugir do Carnaval

Destinos para fugir do Carnaval

O Carnaval está chegando e você só pensa em fugir da folia que toma conta de algumas cidades? Saiba que é possível aproveitar o feriadão em lugares tranquilos, bem distantes do agito.

Viagens durante feriados prolongados apresentam preços mais elevados do que em outra época do ano. Porém, isso não precisa fazer com que seus planos fiquem no papel. Se você se organizar, é possível fazer aquela viagem incrível!

Lembre-se de que os destinos que têm o Carnaval como tradição, como o caso da Bahia e do Recife, serão mais disputados e, provavelmente, mais caros. No entanto, os destinos que não têm tanto apego pela folia possuem pacotes turísticos mais em conta. Mesmo no Brasil, vários lugares são perfeitos para quem não aprecia a festa. Para isso, separamos alguns destinos para quem quer fugir das multidões!

1- Destinos para quem gosta de aventuras e esportes

Se você é daqueles que adora praticar esportes e manter a adrenalina alta, os destinos de aventura são ótimas opções. Nesta categoria, podemos incluir algumas práticas, como travessias, rapel, montanhismo, trilha, mergulhos etc. Além de praticar novos esportes, você pode aproveitar o contato com a natureza.

Para começar, quem pensa que na Bahia só existem lugares agitados está muito enganado! A Península de Maraú, localizada no litoral Sul do estado, é um dos lugares mais paradisíacos do Brasil. Taipu de Fora e Barra Grande são excelentes regiões para viajantes que estão em busca de sossego. A tranquilidade destes locais só pode ser curtida por quem gosta de aventura, uma vez que chegar ao local exige alguns quilômetros de estrada de terra ou um trajeto de lancha via Baía de Camamu.

Outro destino muito interessante para os amantes de aventura é o Jalapão, localizado no Tocantins. A exuberância da região atrai turistas que estão em busca de paisagens espetaculares. Esse é o lugar ideal para quem quer se desconectar do lado urbano, pois o sinal de celular é escasso e em muitas pousadas não têm televisão. Com isso, você pode preencher o seu dia com várias atividades e curtir de perto os encantos naturais do cerrado do Tocantins. A Serra do Espírito Santo marca a entrada do Parque Estadual do Jalapão ao lado das dunas. Se você quer se aventurar e ver a paisagem do alto da serra, é preciso enfrentar uma subida equivalente a um prédio de 83 andares. Em média, a trilha até o mirante principal leva 50 minutos.

2- Destinos em família

Se a sua família gosta de fazer diferentes atividades que incluem passeios educativos, cultura e muita diversão, o feriado de Carnaval é uma boa escolha para visitar esses lugares.

Um destino que pode atender os gostos de toda família é o Rio Grande do Sul. Nas cidades da Serra Gaúcha existem diversas atrações. Em Canela, os pequenos podem aproveitar os parques temáticos. Já em Gramado, a gastronomia é de alto nível, com passeios ao Vale dos Vinhedos para degustação dos vinhos locais. Além desses passeios serem cercados pela bela paisagem das Serras Gaúchas, a família toda pode aproveitar os chocolates irresistíveis da região.

Outra região serrana que pode ser explorada para fugir do Carnaval é Petrópolis. A cidade imperial possui uma atmosfera antiga e europeia. Além de curtir o clima ameno do lugar, é possível embarcar em programas culturais, como visitar o Museu e o Palácio Imperial.

Para a criançada também existem diversas opções de parques de diversões e aquáticos pelo país. Em Santa Catarina, é possível se esbaldar no Beto Carrero World, considerado o maior parque temático da América Latina. Já no estado do Ceará tem o Beach Park, um dos parques aquáticos mais visitados do Brasil.

3- Destinos para ecoturismo

O contato com a natureza é uma das características que faz com que os viajantes busquem o ecoturismo. Nestes destinos, é certo não ter vestígio do agito do Carnaval.

No Paraná, existem vários pontos para quem quer entrar em contato com a natureza. O litoral do Paraná é composto por diversas regiões que mantêm uma relação sustentável com a natureza, visando a conservação e educação ambiental. Entre estes lugares, estão a Ilha do Mel, em Paranaguá, o Parque Nacional do Superagui e o Caminho de Itupava, em Morretes.

Além disso, um dos atrativos que encanta o turista é o passeio de trem na Serra do Mar, que sai de Curitiba em direção a cidade histórica de Morretes e Paranaguá.  Esse é um dos destinos ideais para quem busca um passeio de ecoturismo e aventura, com paisagens de tirar o fôlego.

O passeio de trem encanta os turistas de todas as idades e corta mais de 150 Km pela Serra do Mar em uma região protegida pela Mata Atlântica. Em uma ferrovia de 1885, considerada a mais bela do país, o trem também passa por 30 pontes e 14 túneis cavados na serra.

Já em São Paulo, uma das principais atrações é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). No parque, você pode observar formações rochosas, como estalagmites, estalactites, cavernas etc. Além disso, a cidade do Vale da Ribeira conta com várias cachoeiras, comunidades quilombolas e tradicionais, trilhas de diferentes níveis, sítios arqueológicos e paleontológicos.

4- Destinos para fugir do Carnaval no exterior

Apesar do Carnaval não ser uma exclusividade do Brasil, sua popularidade no exterior é bem menor. A Colômbia é um ótimo destino para os turistas que procuram lugares com riquezas culturais. Em Bogotá, o bairro de La Candelaria é um dos lugares que deve fazer parte da sua lista!

Nele, você encontrará diversos museus, como o Museu do Ouro e o Museu Botero Bogotá, um dos mais importantes da América Latina. Além disso, há o Centro Cultural, a Biblioteca do Congresso, diversos cafés, livrarias e vários prédios no estilo antigo para visitar.

Londres também é uma cidade que oferece uma gama de passeios e atrações. Para aproveitar cada minuto na capital inglesa, você pode organizar o itinerário por regiões. Uma das regiões que merece destaque é o distrito de Convert Garden - repleto de lojas, restaurantes, mercados e pubs.

Outra parada obrigatória é Notting Hill, uma área animada e moderna. Na região existem desfiles, musicais, cinemas, feiras e vários cafés casuais. Ou seja, opções para todos os gostos.

Gostando ou não do Carnaval, é uma época em que a maioria das pessoas prefere viajar. Portanto, esteja atento às reservas com antecedência e curta o tão esperado feriado!

 




 

Destinos

Agente de Valor
Ler conteúdo completo
Indicados para você