[ editar artigo]

Destinos para curtir o Carnaval

Destinos para curtir o Carnaval

Quando o Carnaval se aproxima, procurar um lugar legal para viajar e festejar é o que muito folião espera. Acompanhar os trios elétricos em Salvador, sair de um bloco de rua para outro no Rio de Janeiro ou em São Paulo, curtir com uma multidão no galo da madrugada em Recife ou quem sabe celebrar em Nova Orleans com o Mardi Gras.

São inúmeras opções, inclusive para quem prefere passar o dia inteiro na praia ou vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, o que pode enriquecer a viagem.

Para ajudá-lo a escolher um local perfeito para curtir, elaboramos uma lista com os melhores lugares para você aproveitar a festa!

1. Salvador - Bahia

Há quem diga que a folia na Bahia é coisa de outro mundo. Primeiro, você pode começar com os ensaios. É nessa fase que o Carnaval é desenhado, sendo o momento ideal para experimentar novos ritmos e ir se adaptando aos dias intensos que estão por vir.

A cada ano mais bonita, a festa para Iemanjá no Rio Vermelho, também é conhecida como um marco zero. O povo vai para as ruas expressar sua fé e alegria. Para quem planeja prolongar suas férias, participar desta celebração é uma ótima opção.

O Pré-Carnaval é feito com bandas e grupos folclóricos que desfilam as tradições do recôncavo baiano, como os homens vestidos com máscaras de papel machê e os bonecos do Mamulengo da Bahia. Não há tempo para descansar! No dia seguinte, começa a “bagunça” com os trios elétricos que desfilam o mais próximo possível do folião. Além disso, você pode aproveitar os blocos afros que reúnem milhares de admiradores. Não deixe que prestigiar essa tradição!

No centro histórico, os blocos tomam conta das ladeiras do Pelourinho. Essa é uma das partes mais coloridas da festa, uma vez que serpentinas, purpurinas e confetes invadem as ruas.

A folia também faz parte da rotina das crianças, que podem participar de bailinhos abertos e gratuitos, bloquinhos e camarotes infantis. As atividades acontecem em vários pontos da cidade, com atividades lúdicas, recreativas e esportivas.

2. Recife- Pernambuco

Recife tem um dos melhores carnavais do Brasil. Na capital pernambucana, você pode vivenciar todas as atrações que ela oferece. Além de suas belas praias e restaurantes agradáveis, é possível fazer passeios culturais.

O Carnaval de Recife é uma verdadeira mistura de cores e sonoridades. Há desfiles de blocos tradicionais de frevo, apresentações musicais de artistas locais e de outras regiões em palcos fixos.

Não podemos esquecer do Galo da madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo! A receptividade e a organização do povo provam que a festa recifense é uma das mais preparadas para o que a festa exige.

3. São Paulo

Se o seu destino para o Carnaval é São Paulo, há diversas opções para você se divertir. A capital paulista vem ganhando o coração de quem quer aproveitar os desfiles das escolas de samba e os blocos de rua. O Acadêmicos do Baixo Augusta é um dos responsáveis pela retomada do Carnaval de rua na capital desde 2009. Há opções para todos os estilos, como axé, pagode, pop e funk.

Quem quer curtir a festa com características nostálgicas, São Luís do Paraitinga realiza um dos carnavais mais interessantes do interior de São Paulo. Os blocos de marchinhas animam os foliões de todas as idades!

4. Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos espetáculos mais grandiosos do Brasil. A cidade é uma das mais procuradas para quem deseja curtir o carnaval em grande estilo. Os foliões têm à disposição centenas opções de bloquinhos de rua até o tradicional desfile das escolas de samba.

Se você quer ter uma experiência única, vale a pena conferir o desfile na arquibancada ou no camarote. Afinal, os carros alegóricos empolgam e arrepiam qualquer um quando passam pela Marquês de Sapucaí. Porém, se a sua intenção é fazer parte do agito, o carnaval de rua do Rio de Janeiro não deixa a desejar.

5. Paraná

Quem pensa que o Paraná não tem foliões está muito enganado. Algumas cidades são repletas de atrações para festejar essa época do ano. Além da forma tradicional, Curitiba também proporciona programas alternativos.

A cidade tem o Pré-Carnaval que ganha as ruas da região central da cidade. O tradicional desfile das escolas de samba ocorre na Avenida Marechal Deodoro. Há vários atrativos para quem quer aproveitar a programação da capital. A famosa Zombie Walk contém centenas de zumbis, caveiras e monstros que “apavoram” a cidade nesta época do ano. Com maquiagens horripilantes, adultos e crianças se divertem na tradição carnavalesca da cidade.

Destinos sensacionais para passar o Carnaval fora do Brasil

1. Ibiza - Espanha

Ibiza, ilha espanhola, é um lugar único. Ideal para quem procura diversão, conhecer gente nova, aproveitar as belíssimas praias e curtir festas incríveis. Para quem é fã de música eletrônica, a ilha é o destino dos sonhos. Além disso, Ibiza possui uma excelente infraestrutura hoteleira, bares, restaurantes e lojas para quem quer aproveitar o friozinho espanhol.

2. Veneza - Itália

O Carnaval de Veneza é conhecido pelo glamour. As roupas são minuciosamente escolhidas para as festas que acontecem em locais fechados. Um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes da Itália também ocorre ao ar livre.

Durante o dia, as atividades se concentram nos campos, chamados piccole piazze de Veneza. Já no período noturno, as festas são mais concentradas nos teatros e entre algumas praças. Uma das atrações do Carnaval veneziano é o Concorso Della Maschera Più Bella - concurso para escolher a máscara mais bonita do Carnaval. Para participar, é preciso se inscrever no site oficial e aguardar para ver se a sua fantasia foi pré-selecionada. Além disso, há vários eventos típicos que acontecem nesta época na Praça de São Marcos.

3. Mardi Gras - Estados Unidos

O Carnaval americano, Mardi Gras é conhecido pelas fantasias e paradas. A tradição com contexto religioso é uma mistura de Sapucaí com blocos de rua. O evento ocorre sempre no dia anterior à Quarta-feira de Cinzas - início da Quaresma cristã. Além disso, a festa faz referência à tradição de colecionar colares de miçangas.

O Krewe, organização responsável pelas paradas, não é financiada pelo poder público. Porém, a prefeitura fornece apoio policial e a limpeza após a passagem de cada grupo. Os grupos variam entre 300 a 2500 membros. Cada um desses grupos define seus temas e escolhe seu rei ou rainha, que podem ser celebridades ou membros de uma mesma família, passando a tradição à frente. A parada é um bom negócio à economia local, uma vez que os hotéis lotam de turistas.

4.  Buenos Aires – Argentina    

   

Em época de Carnaval, Buenos Aires deixa o tango de lado e revela um lado mais “caliente”. A festa dos argentinos é um pouco diferente da brasileira.

Os hermanos comemoram o feriado com os tradicionais corsos e murgas. As comemorações se iniciam semanas antes da data oficial. Em Buenos Aires, o Carnaval é regido ao som do tambor.

As murgas, patrimônio cultural de Buenos Aires, podem ser comparadas aos blocos de rua do Brasil. Porém, o ritmo tradicional é baseado em instrumentos de percussão.

5. Santiago – Chile

Santiago, a capital chilena, é incrível em qualquer época do ano. Mas se você adora uma multidão, o festival de música Viña del Mar é uma ótima opção para curtir o Carnaval. Geralmente, os shows começam às 21h30.

Diferentemente do Brasil, o Carnaval do Chile não é feriado. Ou seja, todas as atrações turísticas e centros comerciais funcionam normalmente.

Agora que você viu quantos lugares legais existem para curtir o Carnaval, que tal procurar uma agência de viagem para planejar o seu destino?




 

.

 

Agente de Valor
Ler matéria completa
Indicados para você