Neste mês de outubro, Santa Catarina inicia a sua temporada de festas típicas. Em diferentes cidades do estado as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes que formaram a cultura do povo catarinense.
A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, começa hoje (9) e vai até o dia 27. O evento da cultura alemã teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Após três edições, a festa alemã estava consolidada e ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.
Para Flavia Didomenico, presidente da Santur, as festas típicas de Santa Catarina reforçam as tradições e geram economia e emprego para o setor de turismo.“As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, afirma.
Leia também:
Novo Aeroporto de Florianópolis entra em operação
Diante disso, Santa Catarina reúne neste ano dez festejos culturais, em diferentes regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó.
Já na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. No Vale dos Imigrantes, Meio-Oeste, ocorre a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.
Público em Santa Catarina
De acordo com a Santur, os festejos atraem públicos de diferentes regiões e nacionalidades para Santa Catarina. No ano passado, a edição 35º da Oktoberfest Blumenau registrou um público de 592.291 pessoas, 4,27% a mais do que em 2017.
Além disso, outra área que também registrou crescimento foi a de consumo da gastronomia, alcançando 38,01%. Os visitantes consumiram 538.727 itens de gastronômicos. Ainda, beberam 623.660 litros de chope, o que representa aumento de consumo de 1,86%, quando comparado com 2017.
Assim, na edição do ano passado, os visitantes puderam utilizar o Oktober Karte, o cartão do sistema cashless da festa. Neste ano, os clientes que optaram em não devolver poderão, enfim, reutilizá-lo
Confira agora a programação dos eventos:
Divulgação/Santur