Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um pequeno paraíso bem no meio da nossa Serra do Mar!

Um pequeno paraíso bem no meio da nossa Serra do Mar!
Vanessa Vieira
dez. 16 - 3 min de leitura
000

Pra mim, um dos lugares mais bonitos para visitar e reenergizar perto de Curitiba.
É necessário fazer um cadastro no posto do órgão ambiental, IAP, logo no início da trilha, e comprovar estar em dia com a vacina da febre amarela. Eles cobram mesmo, não deixam passar da entrada se não estiver vacinado!

A trilha é considerada de nível moderado a difícil e, requer alguns cuidados!!
O acesso é liberado das 7 às 9h da manhã. E a descida deve começar no máximo até às 15h.

O percurso é feito em aproximadamente 4h30 (ida e volta), dependendo do passo e do ritmo!!! O caminho é longo... mas vale todo o esforço!

Logo no início do percurso é necessário atravessar o rio, a água vai até o joelho e as pedras são bem escorregadias, cuidado e atenção devem ser redobrados!! Dica: já de cara, você vai atravessar o rio 2x, então pra quem não gosta de molhar os pés, será necessário tirar os calçados mais de uma vez :)

 A trilha é sinalizada e mais tranquila no começo, sem muitas subidas. A mata é fechada, o que protege muito do sol em dias quentes, mas é tudo muito úmido. O cheiro de mato é daqueles que renova os pulmões! EU AMO!!! Respiro fundo e não resisto em falar mil vezes: EU AMO ESSE CHEIRO :)

Depois de alguns trechos as subidas começam a ser mais pesadas, mas é um bom sinal, estamos perto de ver e sentir a "recompensa"!!! Se bem que, pra quem curte trilha, sem a menor dúvida, vai se encantar com todo o percurso :) afinal é um mega presente poder apreciar a floresta tão preservada!!

O som da cachoeira começa a ser percebido mais facilmente no momento que se está mais cansado e isso gera ansiedade e alegria!!!!! E, em mim, começa a despertar uma vontade absurda entrar na água e me conectar com tudo aquilo que está a minha volta.

Tá, mas vamos lá!! Pra quem quer mesmo é saber da "recompensa": Uma cachoeira linda, de aproximadamente 70m de altura, em meio a Mata Atlântica e piscinas naturais com uma vista incrível do conjunto de montanhas do Pico Marumbi!!! Algumas piscinas são mais rasas, intercaladas com pequenas corredeiras, novas piscinas, e uma outra queda d'água de 30m sobre o Rio Salto Redondo. 

É um espetáculo da natureza!! Sentimento de gratidão invade em poder apreciar tudo isso!!!

Ahhhh, quase esqueci, pra quem não liga de entrar em águas extremamente geladas tem até um tobogã natural divertidíssimo hahaha!!!! É um lugar de rara beleza, um pequeno paraíso bem no meio da nossa Serra do Mar. 

Mas, precisa tomar muito cuidado, muito mesmo!!! As pedras são super escorregadias, já vi vários tombos lá, alguns engraçados e outros que chegaram a dar até medo! Todo cuidado é pouco!!! Mas a vista e a energia desse lugar são indescritíveis! 

O Salto dos Macacos está localizado dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes.  O acesso se dá a partir da BR116 e em seguida a Estrada da Graciosa, ou pela BR-277, que dá acesso à Morretes.

Dicas do que levar: Roupas leves e confortáveis, calçado adequado para trilhas, roupa de banho, protetor solar, repelente, lanches leves e ÁGUA!!!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você