[ editar artigo]

Turismo religioso: A fé move montanhas e impulsiona viagens

Turismo religioso: A fé move montanhas e impulsiona viagens

No Brasil, 86,4% da população se identifica como católicos ou evangélicos, de acordo com o último censo do IBGE, de 2010. Esse é o público que o turismo religioso busca alcançar, com roteiros de visitas a locais sagrados, grandes templos e festividades.

Com uma história de colonização católica, a religião romana ainda é a mais expressiva no país, movimentando as viagens de cunho religioso. Em Belém, agora em outubro, foram realizadas as romarias do Círio de Nazaré, o maior evento religioso do Brasil.

As expectativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) é que a festividade tenha gerado cerca de R$ 1 bilhão, considerando a movimentação na hotelaria, comércio, indústria e agropecuária.

Viagens religiosas também movimentam os tradicionais roteiros pela Terra Santa na cidade de Jerusalém, em Israel. Assim, levando devotos e entusiastas do mundo inteiro para Israel e Palestina.

De acordo com Gabriel Cordeiro, gerente geral da BWT Operadora, “os grupos para a Terra Santa têm bastante demanda com saídas de todo o Brasil. Na BWT montamos roteiros para o público evangélico e para o público católico, considerando as especificidades e crenças de cada uma das religiões”.

A maioria dos grupos tem saída em maio, quando não há muita incidência de chuva. Mas o verão ainda não chegou com força, deixando as temperaturas um pouco mais amenas para a região.

Em 2019, a BWT teve saída de 14 grupos, mais os individuais. Essa é uma média que mostra a força do turismo religioso na região e como a fé move os fiéis.

 

O Mapa do Turismo é uma coluna mensal, de responsabilidade da MAPA Comunicação Integrada. Sugestões de pautas e fontes devem ser enviadas para lara@mapacomunicacao.com.br.
Jornalista Responsável: Maria Priscila Alves Nabozni, MTB: 4926 DRT/PR

Agente de Valor
Ler matéria completa
Indicados para você