As viagens de trem Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos) têm intervalo reduzido para 20 minutos durante todo o horário comercial nos úteis. A alteração entrou em vigor desde a segunda-feira (7)
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o tempo médio de espera entre os trens era de 20 minutos somente no horário de pico, ou seja, das 4h às 9h e das 16h às 20h.
No entanto, o intervalo será de 30 minutos nos demais horários.
Com três trens por hora, a CPTM aponta um aumento de 25% no número de viagens diárias. Assim, serão 101 viagens por dia de segunda a sexta-feira.
A redução do intervalo decorre da expectativa de aumento da demanda da Linha 13-Jade, explica a empresa.
Além dos serviços regulares, a Linha 13-Jade oferece duas soluções para quem viaja a Guarulhos.
O Connect faz viagens entre Brás e Aeroporto de Guarulhos de segunda a sábado nos horários de pico. Com ele, o passageiro chega ao centro de São Paulo sem precisar pegar o trem da Linha 12-Safira na Estação Engenheiro Goulart.
E, ainda, o Expresso Aeroporto disponibiliza viagens diretas entre as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, sem paradas intermediárias. O bilhete do Expresso Aeroporto custa R$ 8,60 e deve ser comprado com dinheiro nas bilheterias da Estação Luz ou Aeroporto.
A Linha 13 da CPTM foi inaugurada em março de 2018, com dois anos de atraso. Transporta 14 mil passageiros por dia e conta com três estações - Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart - e faz integração com a Linha 12-Safira.
O expresso para a região do aeroporto, enfim, foi lançado com 14 anos de promessas do governo PSDB.