Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Super Guia de Fernando de Noronha!

Super Guia de Fernando de Noronha!
Juliane Lorena Bail Denck
abr. 28 - 7 min de leitura
000

Que Fernando de Noronha é um paraíso na terra eu não preciso nem dizer, não é mesmo? Mas esse destino tem suas particularidades e para isso trago dicas preciosas para te ajudar a programar a viagem para o destino queridinho dos famosos! 

QUANDO IR?
Aí depende. A estação seca vai de agosto a fevereiro e a estação chuvosa vai de março a julho. Se você quer surfar, programe sua viagem para janeiro ou fevereiro que é quando a ilha ganha suas melhores ondas. Se você quer aquele mar calmo estilo piscininha, vá entre agosto e outubro.

TPA
A taxa de preservação ambiental é cobrada de acordo com a sua permanência na ilha (73,52 por dia). Nossa dica aqui é pagar a taxa com antecedência no site oficial e guardar o comprovante para apresentar ao controle no aeroporto (tanto na chegada como na saída). Isso te poupará filas e cada segundo a mais na ilha é precioso!

PARQUE NACIONAL MARINHO
Fernando de Noronha é um Parque Nacional e para visitar as áreas do parque você precisa comprar seu ingresso. O ingresso custa 106 reais e vale para 10 dias de visitas. Pode ser adquirido na ilha mesmo (quem compra online precisa retirar o cartão no PIC da mesma forma). Esse ingresso permite a você ter acesso às praias do Sancho, Leão, Atalaia, Sueste, Baía dos Porcos, passeios de barco e trilhas.

LOCOMOÇÃO NA ILHA
Você terá basicamente três opções:
 Ônibus: Circula por toda a BR indo do Sueste ao Porto. Acontece que a maior parte das praias fica um pouco distante da estrada asfaltada e você terá que caminhar de 10 a 20 minutos dependendo do local. Cada passagem custa em torno de 5 reais.
Taxi: os valores das corridas são tabeladas, custando entre 20 e 40 reais dependendo da origem e destino.
Bugue: considere pagar até 280 reais por dia na locação, fora o combustível que custará a bagatela de 7 reais o litro. O bugue compensa somente se você tiver dificuldade de locomoção ou esteja planejando fazer muitos deslocamentos no mesmo dia. Ah, outra dica importante, fique atento ao estado do veículo, na minha última viagem me ofereceram desconto para pegar um bugue sem freio rs!


HOSPEDAGEM

Antes de tudo, lembre-se que Noronha é uma ilha, com restrição de visitantes por dia e com uma alta demanda, isso significa que os valores são mais altos do que em outros locais do Brasil. Mas além do custo das diárias, a localização também é um fator bem importante na decisão da sua pousada.

A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha. Ali ficam concentrados boa parte dos restaurantes, bares e vida noturna. Também fica a uma curta caminhada das Praias do Cachorro, Meio e Conceição. Então quanto mais próximo a essa região você ficar, mais coisas poderá fazer a pé. Nossa dica aqui é escolher entre as Florestas Nova e Velha, ou Vila do Trinta. Você conseguirá ir tranquilamente ao centro, só considere enfrentar uma ladeira na volta. Com relação à categoria, basicamente você terá três opções:

POUSADAS DOMICILIARES
Imagine que o dono transformou sua casa em pousada e fez um "puxadinho" para ele morar nos fundos. São poucos quartos, geralmente bem equipados com banheiro privado, ar condicionado e frigobar, mas não espere nada de luxo. Café da manhã básico e com pouca variedade. Raramente você terá piscina (mas na minha opinião, com aquele mar nem precisa rs!). Nessa categoria você terá diárias de até 500 reais dependendo da época.

POUSADAS INTERMEDIÁRIAS
Com o avanço do turismo na ilha, foram surgindo pousadas maiores, melhores estruturadas e mais modernas. Nas pousadas intermediárias você terá um serviço um pouco melhor e uma acomodação mais confortável. Nessa categoria as diárias podem chegar até 1.500 reais dependendo da época.

POUSADAS DE LUXO
Agora se você está em busca de glamour, piscina legal, vista de tirar o fôlego, estrutura impecável e todos os mimos que possa imaginar, escolha uma das pousadas de luxo. Nessa categoria está a mais famosa do momento: Pousada Maria Bonita, que pertence ao ator global Bruno Gagliasso. Mas existem muitas outras opções que farão seus olhos brilharem! Claro que a sofisticação tem seu preço então as diárias nessa categoria podem chegar a custar 3 mil reais na alta temporada!
Independente da pousada que couber no seu bolso, o importante é aproveitar o paraíso!


PRAIAS

As praias de Noronha deixam muitos destinos do Caribe no chinelo, mas vocês ainda não estão prontos para ter essa conversa! 

PRAIA DO SANCHO
Sempre na lista das mais belas praias, a do Sancho é realmente maravilhosa. A praia fica aos pés de uma falésia e você precisa descer uma escada entre as rochas para chegar lá.

BAÍA DOS PORCOS
Para chegar na Baía dos Porcos é preciso fazer uma trilha vindo da Cacimba do Padre. A faixa de areia é pequena mas o mar é deslumbrante.

CACIMBA DO PADRE
A Cacimba é a praia onde fica o Morro Dois Irmãos. Também é aqui onde se formam as melhores ondas na temporada de surf.

PORTO DE SANTO ANTONIO
O Porto é um ótimo ponto para mergulhar com snorkel. Além da rica vida marinha (comum ver tartarugas, raias e tubarões) você também tem a experiência de ver o naufrágio. Incrível!

PRAIA DO CACHORRO
É a mais perto da Vila dos Remédios e bastante frequentada pelos moradores da ilha. É nessa praia que fica a piscina natural do Buraco do Galego.

PRAIA DO MEIO
Fica entre as Praias do Cachorro e Conceição. Areias brancas, águas mansas e um maravilhoso por do sol com vista para o Morro do Pico.

PRAIA DA CONCEIÇÃO
Aos pés do Morro do Pico, a Praia da Conceição tem um charme próprio. Não deixe de pedir um petisco no Bar Duda Rei, super tradicional da ilha.

PRAIA DO ATALAIA
Atalaia precisa estar na sua programação em Noronha. É um verdadeiro berçario dentro de uma piscina natural, se prepare para encontrar filhotes de polvo, tubarão e tartaruguinhas lindas. Fique atento que existe limite de visitantes por dia então você precisa agendar o passeio no ICMBio logo que chegar ilha.

PRAIA DO SUESTE
Assim como o Porto, no Sueste você tem uma vida marinha muito rica. Aqui é obrigatório uso de coletes salva vidas e recomendamos também contratar um guia. Ele te levará ao encontro das tartarugas e tubarões que habitam este local.

MORRO SÃO JOSÉ
Não é exatamente uma praia, mas não poderia deixar de fora da minha lista. O Morro São José é uma das ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha e quando a maré baixa se forma uma piscina natural com o fundo em rochas vulcânicas. Assim como Atalaia, esse passeio precisa ser pré-agendado ok?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você