O Mato Grosso do Sul é um belíssimo estado da região Centro-Oeste do Brasil. Sua capital é a cidade de Campo Grande, que é também a mais populosa do estado. O estado é conhecido por suas paisagens naturais, composta predominantemente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal. Este último é um grande chamariz para o turismo na região, colocando os viajantes frente a frente com a maior quantidade de tons de verde já vistos, inclusive, nas suas águas.
Em 2022, o turismo do Mato Grosso do Sul alcançou o melhor resultado dos últimos 8 anos. Isso foi fruto de um grande trabalho que aprimorou a infraestrutura em todo estado, além de uma presença muito forte na mídia. Sendo assim, mais do que nunca, não faltam motivos para visitar o destino:
A beleza e a sustentabilidade de Bonito/Serra da Bodoquena – região turística com mais de 50 atrativos;
A exuberância do Pantanal: selvagem e abundante;
A diversidade e fartura da pesca esportiva;
As maravilhas de Bonito e do Pantanal juntas em uma só viagem;
As delícias exclusivas da gastronomia pantaneira.
O Mato Grosso do Sul surpreende seus clientes com atrações do ecoturismo para todo o tipo de público.
Ecoturismo
Para o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a EMBRATUR, o ecoturismo é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. Ou seja, o turismo ecológico está fundado nos conceitos de educação, conservação, cultura e sustentabilidade.
Cultura do Mato Grosso do Sul
O manifesto cultural do Mato Grosso do Sul é plural. Tem suas raízes marcadas na miscigenação dos costumes e tradições dos povos que por ali passaram e contribuíram com a criação do estado. Entre eles, estão paraguaios, bolivianos e outros migrantes dos países vizinhos, também africanos, portugueses, hispânicos, asiáticos, entre outros. Apesar disso, a principal influência cultural é dos povos originários do Brasil, os indígenas. E deles, veio o:
Trabalho artesanal: peças feitas com matérias-primas como a palha e o barro;
Festividades: Festa do Divino, Procissão dos Navegantes, Festa do Peixe, Banho de São João, Festa do Sobá, entre outras;
Pratos típicos: sobá, porco no rolete, peixe à pantaneira, arroz com guariroba e o famoso tererê – bebida que leva erva-mate triturada e água fria.
Bonito/Serra da Bodoquena
A região Bonito/Serra da Bodoquena é um destino repleto de atrações. Localizado na Serra da Bodoquena, Bonito se tornou o primeiro destino de ecoturismo do mundo com certificação em carbono neutro. A preservação da Serra da Bodoquena é invejável, além de maravilhar os olhos com tantas trilhas, cachoeiras, lagoas, águas cristalinas para flutuações e mergulhos, além de cavernas e muito mais. Tudo isso reserva um contato com a natureza único, mostrando para o turista a importância da conservação do meio-ambiente.
Pantanal
O Pantanal é único, selvagem, abundante e exuberante. É um verdadeiro presente de mãe: no caso, a natureza. Quem conhece o Pantanal se surpreende em todos os sentidos. Já imaginou um destino onde são feitos safaris fluviais e terrestres, cavalgadas e trilhas no meio da vida selvagem? Ou ainda um local onde o turista pode conhecer e vivenciar a vida do cidadão pantaneiro em sua fazenda? E que tal degustar a gastronomia local, com seus ricos ingredientes, assinada pelo famoso chef Paulo Machado? É um destino cheio de surpresas que fica para sempre na memória.
Roteiro: Bonito e Pantanal na mesma viagem
Um roteiro único, com cenas dignas de cinema é este: Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. Até porque, o turista sempre volta pra casa feliz com uma viagem que valeu a pena. A região Bonito/Serra da Bodoquena e o Pantanal são únicos no mundo. A riquíssima fauna e flora de ambos os biomas – tão distintos, mas igualmente lindos –, são um espetáculo à parte. As cidades contam com infraestrutura completa para o turista, sendo as principais:
Serra da Bodoquena
Bonito
Jardim
Bodoquena
Pantanal
Aquidauana
Miranda
Corumbá
Viva essa aventura e compartilhe com a gente.