O surto mundial de COVID-19 paralisou o mundo, e o turismo, um dos principais setores econômicos, foi um dos mais afetados. Neste cenário de incertezas, informações atualizadas e confiáveis são mais importantes do que nunca, tanto para turistas quanto para empresas do segmento.
Mtur e o selo “Turismo Responsável”
O Ministério do Turismo (MTur) lançou um programa que visa as boas práticas de higienização para cada segmento do setor do Turismo. O selo é uma forma de trazer segurança às viagens, com locais que cumpram os protocolos para a prevenção da COVID-19 – posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.
Para que as empresas do segmento e guias de turismo tenham acesso ao selo é preciso que estejam devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O objetivo da iniciativa diminuir os impactos causados pela pandemia e, consequentemente, preparar o setor para um retorno gradual às atividades.
Estas são instruções básicas que os estabelecimentos devem seguir:
Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas;
Disponibilizar álcool 70% (líquido, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos, como entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores e balcões de atendimento;
Utilizar lixeiras que não precisam ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização das mãos, uso do álcool 70% e de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre as pessoas.
Além de seguir o protocolo recomendado pelo MTur, o estabelecimento deve orientar o consumidor a utilizar os estabelecimentos/equipamentos que estão seguindo as instruções.
É importante salientar que no site do MTur estão disponíveis os protocolos básicos e específicos para cada segmento do setor. Para acessá-los, basta clicar no ícone correspondente à sua atividade.
Serra Verde Express, um case de sucesso
Seguindo o programa do MTur e as tendências internacionais de protocolos de segurança sanitária e boas práticas no turismo, a Serra Verde Express se adaptou às instruções a fim de oferecer aos turistas passeios seguros e responsáveis frente ao controle do novo coronavírus.
É importante salientar que os protocolos foram definidos de acordo com o direcionamento dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Ministério do Turismo (MTur).
Viagens cheias de aventura respeitando o isolamento social
O selo está presente em vários produtos da Serra Verde Express, como o Aluguel de Motos Royal Enfield, em que o turista pode aproveitar uma viagem cheia de aventuras, respeitando o isolamento social; o City Tour Bilíngue, que leva estudantes de espanhol e de inglês para praticar o idioma com um guia bilíngue por pontos turísticos de Curitiba; o Tour do Vinho, na Vinícola Araucária; e o Serra do Quiriri 4x4, uma aventura de tirar o fôlego, acompanhada por um guia especializado, que conta histórias que remetem nossos antepassados indígenas, e ainda indica as melhores opções de caminhada no topo do morro – de acordo com o grau de dificuldade de cada grupo.
Outros dois passeios que garantem a segurança dos turistas são o Morro da Palha e Lagoa Azul, a bordo de uma Land Rover Defender 4x4 rumo ao ponto de encontro de jipeiros e motociclistas aventureiros, e o Serra Catarinese de Moto, um tour incrível pelas deslumbrantes serras do Rio do Rastro e do Rio do Corvo Branco, situadas ao sul do estado de Santa Catarina.
Além do Selo “COVID-19 – Segurança no Turismo”, os passeios da Serra Verde Express agora têm esse reforço do Ministério do Turismo.
Cenário nostálgico e requintado dos anos 30
No dia 05 de junho, a empresa anunciou que o passeio Expresso Classique de Dia dos Namorados também possui os selos “COVID-19 – Segurança no Turismo” e “Turismo Responsável” .
Na noite do jantar (13/06), uma van estará disponível em frente ao local para que os passageiros possam realizar um teste rápido da COVID-19 (IgG e IgM). O teste pode ser previamente reservado por meio do site da empresa.
Medidas de segurança adotadas frente à COVID-19:
A capacidade dos carros está reduzida, respeitando o distanciamento de 1,5m entre as mesas;
O embarque será realizado respeitando o espaçamento de 2m entre cada passageiro;
Disponibilização de álcool em gel em todos os carros;
Uso obrigatório de máscara, exceto na mesa reservada pelo casal;
Disponibilização do teste rápido da COVID-19 (IgG/IgM) na entrada do local – mediante custo adicional para os clientes que desejarem realizá-lo.
Ao escolher um dos passeios e verificar a certificação de segurança, o turista entende que o produto foi estudado, avaliado e, muitas vezes, reformulado para atender às necessidades que o momento exige.
Além disso, os cuidados não se restringem apenas aos passageiros. A Serra Verde Express se certifica também da segurança oferecida pelos seus parceiros. O monitoramento é realizado constantemente, garantindo as boas práticas de segurança sanitária exigidas.