Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Reposicionando a Grécia: um dos principais destinos de investimento

Reposicionando a Grécia: um dos principais destinos de investimento
Agente de Valor
jun. 24 - 4 min de leitura
000

A Grécia tem enfrentado problemas graves nos últimos anos, não apenas devido às suas características estruturais e fraquezas inerentes, mas também devido à forte concorrência internacional. 

Com isso em mente, as tendências contemporâneas, condições competitivas e forças imprevisíveis exigem, por um lado, uma renovação e diferenciação do produto turístico grego e, por outro, um reposicionamento do destino no mercado internacional e um direcionamento especializado de ações de promoção. 

Uma marca local bem construída e inovadora

O turismo é altamente vulnerável a choques internos e externos tão diversos quanto crises econômicas, desastres naturais, doenças epidêmicas, ataques terroristas e conflitos políticos. Muitas vezes, os países precisam de um reposicionamento de marca para que as atividades turísticas se mantenham ativas.

Mas o que é marca local? É a primeira imagem que vem à mente quando você ouve o nome de um destino turístico. Os países aspiram a ter uma ou várias marcas de destino (por exemplo, regionais) porque são atraentes, tornam-se populares ao longo do tempo e trazem mais confiança aos viajantes.

As características de uma marca local são os atributos e até mesmo os sentimentos que você tem em relação a um destino. Por meio da marca, um país, estado ou cidade pode ganhar um “slogan”, que funcionará como um atalho para várias sensações emocionantes e ideias confortáveis ​​para a "mente do turista". Se a marca é muito poderosa, essas sensações são as mesmas para um grande número de pessoas em todos os continentes.

Conexão internacional

Obviamente, o aumento das atividades turísticas traz grandes vantagens para muitas economias, mas tudo isso deve ser gerenciado adequadamente pelos formuladores de políticas, profissionais e empresas para um futuro sustentável. 

Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), a Grécia ocupou a 25ª posição entre 140 países na Competitividade de viagens e turismo em 2019 – o turismo representa 20,6% do PIB da Grécia. 

Uma boa parcela desse posicionamento competitivo da Grécia está enraizada no destino de lazer e em um ambiente cheio de oportunidades inspiradas no estilo de vida de seus cidadãos, melhorando o ambiente de negócios e fundindo o país como um dos principais destinos de investimento.

O objetivo deve ser criar um país reconhecido mundialmente (especialmente nos mercados internacionais não tradicionais) por seu estilo de vida único, inovação e cultura empreendedora, mas certamente sem perder suas características de marca de destino nos mercados de turismo e hotelaria. 

A Grécia pode tirar proveito de sua rica cultura (filosofia, idioma, atletismo etc.) para melhorar sua imagem internacional e cultivar relações de cooperação mesmo com países que não têm interesses diretos.

Além disso, pode melhorar a porcentagem do setor secundário, uma vez que é relativamente baixa em comparação com o potencial do país, fato que deixa margens de investimento significativas.

Nos ramos de processamento estão inclusos produtos químicos, alimentos e bebidas, máquinas, produtos de metal, entre outros. A concentração da atividade comercial nos setores citados favorece o estabelecimento de novos negócios na Grécia e a cooperação de investimentos de empresas estrangeiras com empresas gregas.

Os países devem ser gerenciados e operados como produtos a fim de enfrentar quaisquer desafios futuros. Em um mundo cada vez mais globalizado e com uma concorrência acirrada, fica claro que o desafio de um país é se diferenciar e se destacar para atrair consumidores nacionais e estrangeiros, investidores, turistas etc. Portanto, é necessário criar uma marca nacional forte e única.

Podemos dizer que o que caracteriza a marca nacional é sua capacidade de enfatizar da maneira mais eficiente e inteligente o elemento que faz a diferença na identidade do país, dando-lhe a liderança necessária contra seus concorrentes. 

Um bom exemplo disto é a estratégia coordenada de marca que se encontra no slogan “Redescubra a Grécia – seja inspirado pelo seu estilo de vida e motivado pelas suas oportunidades”.

Essa estratégia de marca nacional pode trazer resultados positivos e cumprir da melhor maneira os planos do país, reforçando seu desenvolvimento econômico e fortalecendo seu perfil internacional.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você