[ editar artigo]

Reabertura gradual em praias do Recife e o impulsionamento do turismo local

Reabertura gradual em praias do Recife e o impulsionamento do turismo local

 

No dia 20 de junho, Porto de Galinhas e a região metropolitana do Recife (PE) retomaram as atividades turísticas. Os locais deram início à primeira fase da reabertura gradual da orla com liberação apenas para atividades esportivas individuais, horário preestabelecido (das 4h às 12h), com o uso obrigatório de máscaras durante a permanência na areia, bem como o cumprimento das medidas de prevenção, distanciamento e higiene.

Nesta primeira fase, o comércio de barracas, ambulantes e também a utilização de qualquer estrutura para permanência no local, como cadeiras, caixas térmicas e o banho de mar estão proibidos. A medida ocorreu após autorização dada pelo Governo do Estado para que os municípios regulem o acesso às praias, parques e calçadões.

Com a reabertura gradual, locais como o Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu, Orla de Boa Viagem e de Olinda foram bastante usados para exercícios e lazer.

O parque na Zona Norte do Recife foi um dos pontos mais fiscalizados, com a presença da Polícia Militar, Guarda Municipal e Controle Social. Já na região do litoral, boa parte do controle foi feito pela Polícia Militar.

Também foi possível encontrar ações de conscientização em relação ao uso de máscaras, distanciamento social e outros métodos de contenção do novo coronavírus.

Liberação de banhos de mar e  abertura de quiosques

No dia 14 de julho, a prefeitura de Recife anunciou que o banho de mar seria liberado no feriado de Nossa Senhora do Carmo (16/07). O pronunciamento foi feito pela secretária de Turismo da capital, Ana Paula Vilaça.

Ainda segundo a prefeitura, também será autorizado o funcionamento dos quiosques da orla. Além disso, a reabertura da Pracinha da Boa Viagem possibilitará que comerciantes trabalhem com artesanato e outros produtos.

Normas impostas para a prevenção da disseminação do novo coronavírus

Quem for às praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa a partir da segunda quinzena de julho poderá acessar a faixa de areia e tomar banho de mar, em qualquer horário. 

No pronunciamento, Ana Paula Vilaça ponderou, no entanto, que, mesmo com a liberação do banho de mar, fica mantida a proibição de guarda-sol, caixas térmicas e cadeiras. Essas medidas visam evitar aglomerações.

Como falamos, as atividades físicas individuais e com profissional, como caminhadas e corridas, além do uso de bicicletas estão liberadas. Também é importante salientar que a ciclofaixa de Turismo e Lazer, disponível das 7h às 16h nos domingos e feriados, poderá ser utilizada.

Os 60 quiosques da orla podem funcionar das 6h às 20h. Podem ser comercializados água, água de coco, frutas, sucos, açaí e produtos naturais.

Já os dez banheiros públicos poderão ser usados das 6h às 20h. O uso de máscaras é essencial.

Lembre-se de que a diversão, no entanto, não diminuiu os cuidados para evitar a contaminação com o coronavírus. Ao sair da água, recoloque a máscara de proteção, como orientam as autoridades.

Agente de Valor
Ler conteúdo completo
Indicados para você