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Rasmussen: Um biólogo na embaixada do turismo?

Rasmussen: Um biólogo na embaixada do turismo?
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jan. 27 - 4 min de leitura
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Em agosto de 2019, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o biólogo e economista Richard Rasmussen como novo Embaixador do Turismo no Brasil. A nomeação foi anunciada por meio de seu perfil no Twitter.

No canal oficial do Planalto no YouTube, Rasmussen explicou como o título vai ajudá-lo a promover o Brasil no exterior, além de unir a conservação ambiental e o turismo sustentável. O novo embaixador ainda explicou que o desafio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) é mostrar ao exterior que o país possui outras rotas de turismo, além das mais procuradas.

A Embratur

Pelo Decreto-Lei n°55 de 18 de novembro de 1952 foi fundada a Embratur como empresa pública vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio. A empresa ganhou o status de estatal durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo era promover a regulamentação do turismo no Brasil. Em 2003, essa responsabilidade passou a ser da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo.

Como a Embratur começou a trabalhar com a promoção, o marketing e a comercialização foram criados ações pelo Plano Aquarela: Marketing Turístico Internacional. O plano orienta e define mercados de atuação baseado em certos critérios. A principal estratégia do Plano Aquarela é passar a imagem do Brasil como destino turístico moderno e competitivo internacionalmente.

O setor do turismo teve um crescimento expressivo com a inclusão do setor de Negócios, Eventos e Incentivos. Entre 2003 e 2008, o Brasil ficou entre os dez principais destinos que mais recebem eventos internacionais no mundo.

Em 2005 foi criada a Marca Brasil para representar a imagem do turismo brasileiro. A logo da promoção do Brasil foi incorporada em todos os programas de divulgação e comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado externo.

Recentemente, a Embratur inovou a marca para promover o turismo brasileiro no exterior. O novo slogan “Visit and love us” é um convite aos estrangeiros a se encantarem com o país. A nova marca foi inspirada na bandeira nacional e na rosa dos ventos. Outra mudança foi a troca da letra “s” por “z” na palavra Brasil. A troca da letra é para que o marketing digital da marca fique mais fortalecido.

Investe Turismo

O Investe Turismo foi lançado em 158 municípios brasileiros com o objetivo de acelerar o desenvolvimento, aumentando a qualidade e a geração de empregos em rotas turísticas estratégicas do país. O plano foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, pelo Sebrae e pela Embratur. Ele tem como objetivo a união entre o setor público e a iniciativa privada a fim de promover a competitividade de 30 rotas turísticas em todo o território brasileiro.

O pacote de ações será distribuído entre as rotas turísticas selecionadas. Nele, as ações serão organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o marketing e apoio à comercialização ao fortalecimento da governança por meio de estratégias realizadas entre o setor público e privado. A geração de novos negócios é um resultado prioritário do planejamento. Para isso, o programa entregará o Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, o Plano Nacional de Atração de Investimentos e um Mapa do Turismo Inteligente.

O novo embaixador do turismo brasileiro

Richard Rasmussen é formado em biologia pela Universidade Ibirapuera e ficou conhecido por apresentar programas de TV sobre a flora e fauna brasileiras. Em 2005, Rasmussen ganhou um quadro no programa “Domingo Espetacular”, da Record. Contratado em 2009 pelo SBT, o biólogo apresentou o programa “Aventura Selvagem”. De maio de 2015 até 2017, ele fez parte da Bandeirantes com o programa “Sábado Animal”.

O biólogo já esteve envolvido em algumas polêmicas. No início de sua carreira, Rasmussen foi dono de um criadouro, chamado “Casa da Tartaruga”. Após receber notificações e multas do Ibama, o local foi fechado. Em 2014, ele foi acusado de pagar pescadores para matarem um boto rosa, para a realização de uma reportagem.

Agora, o desafio do novo embaixador do turismo brasileiro é fortalecer o ecoturismo e auxiliar a Embratur a mostrar aos turistas estrangeiros que existem outras rotas turísticas além das convencionais.

 


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