Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pomerode - A Cidade mais Alemã do Brasil

Pomerode - A Cidade mais Alemã do Brasil
Michelli Adriane da Silva
mar. 13 - 3 min de leitura
030

Em janeiro desse ano tive o prazer de ir até Pomerode, em Santa Catarina. Cidade que fica a 175 km da capital Florianópolis, 198 km de Curitiba e apenas 33 km de Blumenau.

 

A História da Cidade:

A maior parte dos moradores de Pomerode são  de imigrantes alemães que vieram da histórica região da Pomerânia , de onde se origina o nome do município, situada entre ao norte da Alemanha. 

Em 21 de janeiro de 1959, a cidade se emancipa de Blumenau e ganha status de município, desde então todo mês de janeiro se comemora a Festa Pomerana, na qual tive o prazer de visitar esse ano.

 

Festa Pomerana:

Dia 18 de janeiro participei da 37º Festa Pomerana. Fui num sábado, com um grupo de amigos, mas confesso que apenas um dia é muito pouco para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer.

Primeiramente fizemos a rota Exaimel. Cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km.  No decorrer do trajeto você pode comprar bolachas artesanais e geleias, produzidas na região. 

Depois fomos até Parque Municipal de Eventos de Pomerode, onde acontece a Festa. 

Gastronomia maravilhosa, cucas, bolinho de carne, Strudel, bolachas, cerveja artesanal... 

Minha amiga curitibana que não conhecia a cidade, foi até Pomerode com a família e aprovou o passeio (inclusive seu filho de 8 anos experimentou o tiro ao alvo e foi bem melhor que eu).

Falando em Tiro ao Alvo, parece ser algo fácil, mas não é, não! Tem que conciliar postura, olhar fixamente para o alvo e apertar o gatilho. Confesso que não fui muito bem, mas a experiencia foi divertida.

Diversos grupos participam dessa festa, muita dança e musica durante todo o dia. 

A noite temos também o desfile muito tradicional na cidade. Pessoas de todas as idades participam. Uma mistura de música, alegria. Você consegue perceber o orgulho das pessoas que moram na cidade e querem passar as tradições de geração para geração.

 

Zoo Pomerode:

Quem me conhece sabe que eu não gosto de zoológicos (não gosto de ver os bichinhos presos), porém depois que me contaram que os animais que estão lá foram retirados de antigos circos ou de lugares que sofriam maus tratos (muitos não tem mais condições de viver na natureza), fiz questão de conhecer! E amei!  O Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina (aberto desde 1932) e o terceiro do Brasil. Tem 45 mil metros quadrados, tudo muito limpo. Abriga cerca de 250 espécies, totalizando mais de 1.300 animais, entre girafas, elefantes, hipopótamos, zebras, leões, tigres, onças. pumas, jaguatiricas, lontras, emas, chimpanzés e ursos. 

Passeio obrigatório pra quem visita a cidade.

 

 

Diversão o Ano Inteiro:

A cidade que atualmente, possui uma população de pouco mais de 33.000 pessoas, oferece atrativos o ano todo: Além da Festa Pomerana, Encontro de Carros Antigos, Osterfest (com o maior ovo decorado de Páscoa do mundo), Encontro Motociclístico, Festival Gastronômico, Pommerlamm Fest (Festa do Borrego), Bierfest...

 

Fora as festas que citei acima a cidade ainda oferece outros atrativos: Vila Encantada, Museu Casa do Imigrante Carl Weegem, Parque Natural Municipal Freymund Germer, Museu Pomerano, Museu do Automóvel Pomerode, passeios de charrete e algumas épocas do ano, passeio de Balão.

Enfim, em qualquer época do ano, visite Pomerode!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você