Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Passaredo entra no Cade contra a Azul por "assédio aos pilotos"

Agente de Valor
ago. 27 - 4 min de leitura
000

A Passaredo entrará no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, e na Justiça contra a Azul. Em comunicado, a aérea regional afirma que seus pilotos e copilotos, além dos profissionais da recém-adquirida Map, têm sido "assediados" pela empresa presidida por John Rodgerson com a oferta de vagas de trabalho.

Segundo a Passaredo, a ação da Azul tem sido praticada para prejudicar a operação da Passaredo em Congonhas e, ainda, mais de 80% de seus profissionais foram contatados nos últimos três dias. Leia a nota na íntegra abaixo:

"A Passaredo Linhas Aéreas, companhia regional que anunciou na última semana a aquisição da também empresa regional Map Linhas Aéreas, afirma nesta segunda feira, dia 26 de agosto, que irá tomar medidas jurídicas junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e à Justiça comum diante do assédio que a Azul Linhas Aéreas vem fazendo perante todos o seu corpo técnico de pilotos e co-pilotos.

Segundo a direção da Passaredo, o departamento de recursos humanos da Azul tem entrado em contato sistematicamente com todos os pilotos da Passaredo/Map, oferecendo vagas de ingresso imediato como pilotos de aeronaves a jato, visando prejudicar a empresa no momento em que está estruturando suas novas operações de Congonhas.

'Existem centenas de excelentes pilotos com experiência em jatos no mercado, inclusive oriundos da operação da Avianca. A Passaredo recebeu esses currículos recentemente durante a seleção de pilotos que vem realizando. Se a Azul tivesse interesse exclusivo em contratar mão de obra, seria natural aproveitar esses profissionais já experientes no equipamento a jato. Contudo, o que a Azul quer é aliciar a mão de obra da Passaredo para prejudicar a estruturação das operações em Congonhas', diz Eduardo Busch, CEO da Passaredo.

'Durante o processo de distribuição dos slots de Congonhas, foi pública e notória a pressão política e institucional que a Azul fez perante a Anac e o Decea. Forçaram uma barra enorme tentando impedir o acesso da Passaredo e da Map ao aeroporto, até o último momento. Agora, uma vez que não tiveram sucesso na pressão política, querem prejudicar a Passaredo tentando sabotar as operações da empresa', complementou o executivo.

Segundo a Passaredo, mais de 80% dos pilotos da empresa foram contatados por representantes da Azul nos últimos três dias. "Ainda bem que temos um time comprometido com nosso projeto. Voar na Passaredo é fazer parte de uma família, é mais do que trabalho. Estamos muito felizes de ver o caráter de nossos tripulantes, que estão indignados com a falta de ética da Azul", ressalta Busch.

A reclamação da Passaredo perante o Cade e à Justiça se baseia na prática de concorrência desleal, nos termos do art. 195 da Lei de Propriedade Intelectual, ou como infração à ordem econômica, nos termos do art. 36 da Lei 12529. Basicamente, o assédio aos pilotos, se exitoso, impedirá a Passaredo de competir de maneira agressiva, e isso desequilibra o mercado."

Azul responde
Agente de Valor entrou em contato com a Azul, que negou qualquer ligação com os fatos. Em nota enviada pela assessoria, a empresa afirma ter posições aberta para pilotos e que "convida candidatos que tenham interesse na companhia". Confira na íntegra abaixo:

“A Azul nega o fato de estar assediando funcionários de outras empresas. A companhia é a aérea que mais cresce no país e ressalta que tem ampliado seu quadro de tripulantes diariamente, para atuar em diferentes áreas da empresa, à medida que vem ampliando sua presença no Brasil e no exterior e incorporando novas aeronaves em sua frota. Somente em 2019, a Azul deve incluir cerca de 30 novos aviões, contratar mais de dois mil tripulantes e ampliar em mais de 20% sua oferta de assentos.

O recrutamento de novas pessoas é feito com os recursos disponíveis no mercado brasileiro e, em alguns casos, os candidatos atuam em outras companhias do setor, como é comum em qualquer indústria. Ainda, a Azul informa que tem posições abertas para pilotos e convida candidatos que tenham interesse na companhia a enviarem seus currículos ao RH da Azul.”


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você