[ editar artigo]

Paraná registra crescimento dos meios hospedagens inscritos no Cadastur

O Paraná registrou crescimento no número de meios de hospedagem inscritos no Cadastur. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Estado registrou um aumento de 39,77%  de empreendimentos inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

No levantamento, até agosto desse ano, o Paraná alcançou 2.386 empresas cadastradas no sistema, enquanto em 2018, durante o mesmo período foram apenas 1.707.

A Paraná Turismo, autarquia estadual da Secretaria Estadual do Meio Ambiente é credenciada pelo Ministério do Turismo. Sendo assim, é responsável pelo cadastro das empresas, empreendimentos e serviços turísticos do Paraná. O Presidente da autarquia, Jacob Mehl apontou a importância da regulamentação das empresas. Para ele, o crescimento expressivo de pessoas físicas e jurídicas credenciadas reforça que a ação de fiscalização e conscientização.

“É uma satisfação pra nós vermos que há uma conscientização de toda classe, do trade do turismo, hotelaria, hospedagem, transporte, receptivo, enfim para nós é muito importante, lembrando que o Cadastur propicia aos municípios vantagens econômicas muito importantes”, disse Jacob.

Leia também: Ministério do Turismo não passará por extinção ou fusão, garante ministro

Lei do Turismo

Os meios de hospedagem estão na lista de atividades turísticas que devem possuir cadastro obrigatório no Cadastur. Além disso, a Lei também prevê que outras seis atividades também mantem cadastros atualizados no sistema, como guias de turismo, agências de viagens, transportadoras, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parque temáticos.

Para que os profissionais da área mantem seus cadastros atualizados, o Ministério do Turismo lançou no ano passado, o Cadastur 3.0. A plataforma reformulada possibilitou a inscrição eletrônica, feita em uma interface interligada ao banco de dados da Receita Federal. Com isso, o cadastro ficou menos burocracia e com mais rapidez para quem deseja estar formalizado.

Agente de Valor
Ler conteúdo completo
Indicados para você