Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PANAMÁ - VIVA MAIS

PANAMÁ - VIVA MAIS
Marcelo Carvalho - Gerente BWT Joinville
out. 14 - 11 min de leitura
030

Entre os dias 03 e 08 de outubro tive a oportunidade de acompanhar os agentes de viagens  contemplados na campanha de vendas que premiou os maiores vendedores do destino com um roteiro incrível nesse pequeno, porém incrível país istmo.

A ação foi promovida em pareceria com Promtur (departamento panamenho responsável pela divulgação do país no exterior) e Copa Airlines. Rosana Caporal da Copa nos acompanhou dando todo suporte durante a nossa viagem. O vôo foi operado com o novo Boeing  737-900, em que tem as nova classe executiva, com mais conforto e comodidade.  Alguns dos agentes tiveram a oportunidade de experimentar essa classe de serviço.

Na chegada já pudemos perceber o contraste entre os bairros da cidade. Fomos direto para a região do Casco Viejo, parte histórica da Cidade do Panamá. A região antes degradada, foi toda revitalizada se tornando um dos lugares mais vibrantes da cidade, com lojas, restaurantes, bares e hotéis. Nessa região ficamos acomodados no Central Hotel Panama (https://www.centralhotelpanama.com). Foi uma agradável surpresa, pois o hotel está em um prédio antigo todo revitalizado, com excelentes quartos amplos e serviço de primeira. Sem dúvidas a melhor opção para quem busca essa região, pois além de ser muito bem cuidado, está bem no coração do Casco Viejo em frente a Catedral Basílica Metropolitana, com uma charmosa pracinha logo em frente.

Central Hotel Panama

A partir deste hotel é possível andar por toda região e apreciar toda a arquitetura colonial. Ainda tem alguns casarões sendo revitalizados, porém em nada atrapalha o visual. Além disso, a região é muito segura e é possivel circular tranquilamente, uma vez que ali também está situado o Palácio de las Garzas, que é o palácio presidencial panamenho. Nessa região recomenda-se contratar um tour guiado a pé, pois ali tem muitos sítios históricos que somente com um olhar mais apurado de um guia especializado é possivel ter uma ideia da rica história do país. Ali tem alguns lugares emblemáticos que até mudaram os rumos da história não só da cidade, mas do país como um todo.

Ruas do Casco Viejo

Seguindo o tour, fomos para o Albrook Mall, um gigantesco centro de compras que tem desde lojas de grifes internacionais até lojas populares. Vale uma visita pelo menos para conhecer, porém precisa calcular o tempo, uma vez que o lugar é grande e as ofertas nem sempre são tão interessantes (isso vai do gosto e bolso de cada um).

Durante a programação, fomos até a região do Lago Gatun, grande lago artificial formado durante a construção do Canal do Panamá. Nosso ponto de apoio para explorar a região foi o hotel Gamboa Rainforest Reserve (https://www.gamboareserve.com/). Toda a estrutura era um antigo centro de lazer para os  americanos usado durante o tempo que os Estados Unidos administraram o canal. Após ser transferida a administração do canal para os panamenhos, essa estrutura foi transferida para iniciativa privada que transformou em hotel. Além de um prédio principal onde estão os quartos disponíveis para reservas, o complexo conta com casas que são possíveis alugar por temporada. O hotel ainda está passando por revitalização, no entanto o grande atrativo são as atividades ligadas a natureza. A partir do hotel saem passeios de barco para o Lago Gatún, que é parte do Canal do Panamá. Esse sim é um passeio imperdível, passando muito próximos de navios gigantes cruzando o lago. Além disso, é possível ter contato com uma floresta tropical muito bem preservada e ter a oportunidade de contemplar animais selvagens em seu habitat natural. O complexo fica a cerca de 30km da Cidade do Panamá e é possível fazer um passeio bate e volta em uma manhã.

Mirante situado dentro do Gamboa Rainforest

O Canal do Panamá sem dúvidas ainda é o grande atrativo do país. Muitos visitantes vão para conhecer sua história e ver como funcionam as comportas que fazem os navios se elevarem 26m até o nível do Lago Gatun para novamente baixar os mesmos 26m para chegar ao nível do mar. Existem dois grandes centros de visitantes em que se pode observar a movimentação dos navios, sendo uma na costa do Pacífico - Miraflores e outra na Costa do Caribe, Agua Clara. O centro de visitação de Miraflores está passando por reformas e em breve será reaberto com um espaço mais moderno. Tivemos a oportunidade de conhecer o complexo de Agua Clara em Colon - https://visitcanaldepanama.com/es/sitios-de-interes/centro-de-visitantes-de-agua-clara/.  O centro de visitantes é bem novo e moderno. Conta com restaurantes, loja e um pequeno auditório onde é exibido um filme contando um pouco da história do canal. Ali podemos observar as comportas do novo canal, que foi finalizado em 2016. Experiência incrível em que é difícil não enaltecer a engenhosidade humana.  

Navio Cruzando as Comportas de Agua Clara - Colon

Uma outra atividade imperdível é visitar uma comunidade indigena dos Emberás. Esses povos originários da província de Darién se estabeleceram na região do Lago Gatún nos anos 80 em busca de melhores condições. Darién é a província que faz divisa com a Colômbia e não há conexão terrestre com o país vizinho. Atualmente essa região é marcada por ser um ambiente hostil, com diversas doenças e dominado pelo tráfico de drogas e as FARCS (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Uma vez estabelecidos nas proximidades da Cidade do Panamá, esses povos firmaram parcerias com os órgãos governamentais a fim de divulgar sua história e cultura de forma sustentável. Sendo assim é possível visitá-los e aprender um pouco sobre sua cultura, culinária e ainda comprar alguns artesanatos típicos produzidos por toda a comunidade.

Chegada na Comunidade Indigena Embera-Querá

Para quem quer conhecer os atrativos da Cidade do Panamá mas não quer ficar nem na parte moderna ou na região do Casco Viejo, atravessando o canal no sentido oeste, tem duas ótimas opções de hotéis. Ambos estão localizados em Playa Bonita, a cerca de 15 minutos do centro. Conhecemos o hotel The Westin Playa Bonita Panama (https://www.marriott.com/en-us/hotels/ptybw-the-westin-playa-bonita-panama/overview/?scid=f2ae0541-1279-4f24-b197-a979c79310b0)  e Dreams Playa Bonita Panama (https://www.amrcollection.com/en/resorts-hotels/dreams/panama/playa-bonita-panama/?utm_source=gbp&utm_medium=SOCi) . São bons hotéis ao estilo pé na areia. A praia a sua frente é possível avistar os navios ancorados à espera de sua vez na travessia do Canal. Uma imagem interessante, uma vez que a cor do mar não é o grande atrativo. Se o mar não é tão bonito, a infraestrutura compensa. O Westin trabalha com diversos regimes de alimentação, desde diária sem café a pensão completa, conta com boa estrutura de lazer , desde piscinas adulto e infantil, Spa, Academia, ou seja, tudo que se espera de um bom resort. Os aptos estão concentrados em um prédio principal em forma de torre, com quartos amplos e aconchegantes.

Westin Playa Bonita Panama

O Dreams fica ao lado do Westin. Hotel da rede AMR Collection, trabalha com sistema All Inclusive. Os quartos são mais espalhados com prédios baixos num estilo mais praiano. Também conta com ótima infraestrutura, seguindo o padrão da rede. Ótima opção para quem quer relaxar algumas noites com a comodidade de resort all inclusive.

Dreams Panama Playa Bonita

Após 3 noites no Casco Viejo, nos despedimos da Cidade do Panamá e seguimos para a Rivera Pacifico, região a cerca de 130km de distância. Por ser uma região onde menos chove no país, se tornou o lugar preferido dos panamenhos quando se trata de sol e praia. Toda a costa do pacífico se tornou mais povoada justamente por conta de melhores condições climáticas. Embora a costa do Caribe tenham praias com aguas mais claras e bonitas, como San Blás e Bocas del Toro, chove mais e é mais suscetível a tempestades. Já na costa do pacífico as praias são de areias vulcânicas um pouco escuras, porém oferecem mais estrutura com grandes redes hoteleiras. Conhecemos o hotel Bijao Beach Resort (https://www.bijaoresort.com/) com sistema All Inclsuive. Hotel mais modesto indicado para clientes que talvez estejam buscando um bom custo benefício (talvez mais custo do que benefício) porém com a comodidade de um resort all inclusive. Também visitamos o Royal Decameron Golf Beach Resort & Villas (https://www.decameron.com/es/otr-destinos/panama/farallon/royal-decameron-panama) . O resort é enorme e muito indicado a famílias. Possui diversas piscinas (inclusive um parque aquático)  e muitas atividades para adultos e crianças. Talvez não seria o melhor hotel para quem busca mais tranquilidade , embora tenha um espaço mais reservado para clientes premium. Também trabalha com sistema all inclusive e tem vários restaurantes e bares espalhados pelo complexo.

Royal Decameron Panamá

Por fim ficamos hospedados no hotel JW Marriott Panama Golf & Beach Resort que fica dentro do complexo The Buenaventura Golf & Beach Resort Panama, Autograph Collection - https://www.marriott.com/en-us/hotels/ptykp-the-buenaventura-golf-and-beach-resort-panama-autograph-collection/overview/?scid=f2ae0541-1279-4f24-b197-a979c79310b0. Buenaventura é um complexo enorme com centro esportivo de nível mundial com várias quadras de esporte, piscina e academia. Inclusive tem clínicas esportivas do Rafa Nadal Academy, com instrutores qualificados oferecendo aulas para grupos de incentivo e particulares. Seu campo de Golf é de nível internacional, tendo inclusive etapas de importantes campeonatos mundiais. O hotel conta com quartos grandes e muito bem harmonizados. Ideal para quem busca luxo, sofisticação e tranquilidade. Possui diversas piscinas, com um ambiente moderno e despojado. Além do hotel, o complexo tem várias propriedades de casas, onde tem moradores particulares e também disponíveis para locação. O hotel não é All Inclusive, porém é possível escolher o regime de alimentação no momento da reserva.


The Buenaventura Golf and Beach Resort Panama  Autograph Collection


Próximo a região da Riviera Pacifico, tem a região de Valle de Anton. Embora esteja a apenas 60km de distância, a paisagem e o clima mudam completamente, pois está a cerca de 600m do nível do mar. Essa região está sob um vulcão extinto e possui lindas paisagens, com montanhas cercando toda a cidade. Na região é possível realizar esportes de aventura como o Canopy (tirolesa) , trekking entre outros. É possível encontrar diversos restaurantes, pousadas e hotéis pela região. Visitamos o  Hotel Boutique Los Mandarino https://www.losmandarinos.com/?gclid=CjwKCAjwkaSaBhA4EiwALBgQaG3xES8Zc3NkPkDE7PBPij0Oo7klncthBJrWmXCFf7dDEbLy6G2yUBoCD-kQAvD_BwE. Esse sem dúvidas o melhor hotel da região ao estilo villa medieval. Quartos amplos todos com vista para as espetaculares montanhas. O Hotel tem duas piscinas externas, sendo uma com água aquecida. Hotel ideal para cerimônias de casamentos, grupos de incentivos, pois tem ambientes preparados para essas ocasiões. 

Los Mandarinos Boutique Hotel & Spa - Valle de Anton

Finalizamos nossa viagem com a sensação que esse pequeno país ainda tem muito a oferecer. 5 dias foram poucos perto dos atrativos que oferece, desde seu povo acolhedor, rica cultura e história.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você