Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Oceanic Aquarium: Criatividade para entreter as famílias em época de isolamento social

Oceanic Aquarium: Criatividade para entreter as famílias em época de isolamento social
Agente de Valor
abr. 6 - 4 min de leitura
000

Em fase de isolamento social, as conexões por meio de mídias digitais podem aumentar significativamente nossa saúde e bem-estar. Com toda a família sem poder sair de casa, é preciso muita criatividade para entreter, principalmente, a criançada.

Pensando neste desafio, o Oceanic Aquarium – o mais novo aquário de Balneário Camburiú (SC) – disponibilizou um canal com conteúdo interativo no YouTube. Os vídeos abordam diferentes temas relacionados à educação ambiental. Por exemplo, a equipe técnica fala sobre comportamento, curiosidades, alimentação, bem-estar e hábitos dos animais. Jacarés, pinguins, salamandras, lontras, filhotes de Tubarão-galha-preta, Peixes-palhaço são alguns dos atores do elenco.

Além disso, os pequenos podem interagir por meio de quizzes, desafios e brincadeiras. Os resultados podem ser publicados em suas redes sociais com a hashtag “#OceanicEmCasa.” 

Conservação ambiental: Abrigo de animais resgatados

Com 25 tanques instalados em 2,2 m², os ambientes foram projetados para abrigar animais resgatados de situações adversas ou criados em cativeiro, não tendo condições de retornar ao habitat natural.

O espaço é divido em dois andares: um para espécies de água doce e o outro para os de água salgada. Cada espaço possui monitores com todas as informações sobre os animais. Além disso, o aquário possui diversas placas instrutivas sobre educação ambiental.

Você sabia que mais de 20 milhões de toneladas de lixo plástico acabam em nossos oceanos todos os anos e que ele nunca desaparecerá completamente? Por exemplo, esse alerta faz parte da campanha “Mantenha nossos mares limpos” traz informações sobre a redução, reutilização e reciclagem de materiais. A iniciativa de conscientização sobre a conservação do meio ambiente tem sido muito positiva para o planeta, pois mostra que se todos contribuírem um pouquinho, a vida marinha não será tão prejudicada.

Outra iniciativa muito legal do Oceanic Aquarium foi realizada antes de sua inauguração: o transporte dos animais foi planejado minuciosamente, pois é preciso garantir diversos parâmetros, como a temperatura e a oxigenação da água durante toda a viagem. Os animais mais delicados, como o Acará-disco amazônico (uma colorida espécie ornamental do Norte do Brasil), demandaram transporte aéreo.

Na fase final do projeto, os animais vindos do exterior, como o peixe aruanã-asiática da Tailândia, e os tubarões galha-preta oriundos da Indonésia, foram recebidos em um setor extra do Oceanic, localizado no bairro Nova Esperança. Eles passaram por um período de quarentena para serem analisados e tratados, caso fosse necessário. Toda esta logística garantiu que os animais chegassem saudáveis aos tanques definitivos do aquário.

Tecnologia e o habitat natural

Existem (como já foi dito) espécies de água doce, e, em sua grande maioria, os rios apresentam a cor marrom. Para que os animais não sintam tanta a diferença na mudança de habitat, as paredes do aquário foram decoradas com rochas e barrancos de barro. As fendas e furos que ficam à mostra dão a sensação de profundidade ao ambiente. Já no ambiente marinho, a cor azul tem o mesmo efeito.

Para os jacarés, a decoração remete às raízes e aos troncos desgastados pela ação do tempo. Além disso, as marcas que mostram o desnível da água representa a época de “águas baixas”.

Como tudo foi pensado detalhadamente, o teto é retrátil e aberto diariamente para o banho de sol dos animais. Já os pinguins  tiveram seu habitat baseado na costa marinha da Patagônia. Porém, essas aves vieram do Instituto Argonauta, que visa a conservação ex-situ (fora do lugar de origem). Ah, os nomes dos pinguins foram inspirados nas personagens da série Friends. Enquanto estamos em isolamento social, que tal interagir virtualmente com Ross, Monica, Rachel, Chandler e Joey e Phoebe?

Em um momento tão complicado como este, o Oceanic Aquarium tem tornado o dia a dia da população um pouco mais leve com muitas informações interessantes e diversão.

E você, como está lidando com a situação? Conte sua experiência nos comentários!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você