Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O mundo é delas

O mundo é delas
Agente de Valor
mai. 13 - 2 min de leitura
000

O setor de viagem e turismo é rico, sendo responsável por 10,4% do PIB mundial* e emprega 1 a cada 10 pessoas no mundo, de forma direta e indireta, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Dados da Organização também mostram que o setor é o que mais emprega mulheres, quando comparado com outras formas de trabalho e renda e, com isso, ajuda as mulheres do mundo todo a ter mais independência.

O último relatório da ONU sobre a questão foi divulgada em 2010, e este ano deve ser lançada a versão atualizada. Durante a ITB Berlin, entretanto, foi feito uma pequena introdução. Na ocasião, foi exposto os ganhos que o as mulheres tiveram no setor nessa quase uma década, com a contratação de mais mulheres para cargos de liderança e mais empreendedorismo feminino.

Sobre essa evolução, a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, comentou “embora os resultados iniciais da pesquisa mostrem que houve progresso, mais trabalho deve ser feito para eliminar os estereótipos e normas de gênero que impedem a participação plena das mulheres no turismo.”

No Brasil, onde a desigualdade no mercado de trabalho é uma realidade, encontramos no turismo bons exemplos de liderança feminina e de ações que promovam igualdade de gênero na área.

A WTM Latin America, que é a maior feira de viagens e turismo da América Latina, tem Luciane Leite como Diretora. Este ano, inclusive, a feira trouxe pela primeira vez o Women in Travel, programa com capacitações e palestras para as mulheres que trabalham na indústria. “O protagonismo feminino no turismo é legítimo. E, tão importante quanto reconhecer e impulsionar mulheres aos cargos de liderança, está a necessidade de criar condições para que essa possa performar em equidade”, declara Luciane.

O turismo é uma indústria forte e em pleno desenvolvimento e crescimento e as mulheres estão sabendo aproveitar as oportunidades que ele está possibilitando.

*Dado do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC)

O Mapa do Turismo é uma coluna mensal, de responsabilidade da MAPA Comunicação Integrada. Sugestões de pautas e fontes devem ser enviadas para lara@mapacomunicacao.com.br.
Jornalista Responsável: Maria Priscila Alves Nabozni, MTb: 4926 DRT/PR


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você