Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Natal Luz de Gramado: 101 dias de espetáculos gratuitos

Natal Luz de Gramado: 101 dias de espetáculos gratuitos
Agente de Valor
nov. 6 - 4 min de leitura
000

No dia 22 de outubro, começou a 35ª edição do Natal Luz de Gramado (RS), adaptada ao contexto da pandemia. Paralelamente aos protocolos de segurança e saúde, e ao cancelamento de espetáculos, como o Illumination e o Desfile de Natal, o evento natalino promoverá diversas atrações gratuitas ao longo de 101 dias  — até 30 de janeiro de 2021.

A abertura oficial aconteceu às 18h, na Villa Bertti, com a apresentação da orquestra Sinfônica de Gramado restrita a convidados. No entanto, o espetáculo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do evento.

A tradicional iluminação da “Cidade Mágica do Natal” e os arcos da Avenida das Hortênsias serão acionados todos os dias do evento às 20h.

Seguindo os protocolos de segurança, a organização confirmou as seguintes atrações:

  • Decoração natalina: rotatórias, ruas e avenidas formam a Cidade Mágica do Natal;

  • Rua das Renas;

  • Tannenbaumfest: festa de decoração dos pinheirinhos de Natal;

  • Vila de Natal: com a casa do Papai Noel (que receberá visitantes).

Além disso,  guirlandas, bolas de Natal, luzes e soldados quebra-nozes são alguns dos elementos que podem ser vistos pelas ruas de Gramado em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais.

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a abertura do festival é um marco no processo de retomada do turismo no Brasil, uma vez que o espetáculo simboliza como é possível aliar o retorno das atividades turísticas aos protocolos de segurança e saúde necessários à proteção de visitantes e moradores.

“Rotas e Notas”: apresentações artísticas em diversas partes da cidade

Neste ano, o festival contará com um palco móvel, e as apresentações artísticas ocorrerão diariamente em diversas partes da cidade às 19h, a partir do dia 7 de novembro.

De acordo com o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, 50% do público afirma que a melhor forma de aproveitar a cidade é caminhando. Ainda segundo Rafael, diferente atrações passarão “diante dos nossos olhos”, sem precisarmos nos concentrar em um palco fixo.

Visando a saúde e bem-estar de todos, monitores sanitaristas irão supervisionar o cumprimento dos protocolos de distanciamento e higiene. Todos os visitantes e moradores deverão usar máscaras e terão à disposição álcool em gel em ambientes públicos e privados.

Para Carniel, a  35ª edição não deseja aglomerar, mas reunir pessoas, mesmo as de longe, através do amor e da lembrança. Aproximar no coração e relembrar o sentido do Natal.

O retorno das atividades turísticas

Na primeira noite do espetáculo, centenas de pessoas acompanharam o acender das luzes do principal evento de Gramado.

Essa circulação de pessoas pelas ruas da cidade serrana reflete uma retomada esperada pelo setor de Turismo da Região de Hortênsias durante a temporada de Natal.

Além disso, o setor hoteleiro está voltando a receber turistas de fora do estado, principalmente, da região sudeste. Segundo Mauro Salles, presidente do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), a expectativa é de que os hotéis tenham uma boa ocupação, algo que dará fôlego às empresas no início de 2021.

A movimentação também tem  agradado proprietários de lojas e restaurantes do centro da cidade. Como este ano não há espetáculos no pavilhão, os comerciantes  acreditam que as pessoas vão circular mais pelo centro e, com isso, as vendas poderão ter melhores resultados do que no ano passado.

Vale lembrar que a programação do 35º Natal Luz segue até o dia 30 de janeiro de 2021 e pode ser conferida no site do evento.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você