Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MTur reabre inscrições para curso de atendimento ao turista

Agente de Valor
jul. 22 - 3 min de leitura
000

O Ministério do Turismo reabriu hoje as inscrições para o curso de atendimento a turistas oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA), plataforma online totalmente gratuita.

A capacitação é aberta para qualquer pessoa interessada em ingressar no setor turístico ou que já atua no segmento. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até 30 de março de 2020. Com um total de 80 horas-aula, a capacitação se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. O treinamento engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a iniciativa impulsiona avanços no setor e ajuda na qualificação profissional dos alunos. “Nossa gestão tem adotado várias ações para reforçar o turismo, mas isso exige crescente qualificação. Com isso, nós aprimoramos a capacidade de atender bem os visitantes e contribuímos para a geração de emprego e renda no Brasil”, reflete.

Para a conclusão do curso, o aluno inscrito precisa somar um total de 696 pontos no sistema. Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado, chancelado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que é válido como curso de extensão.

Qualificação profissional 
Nas duas últimas edições o BBA (2018/2019), a plataforma de capacitação formou 2.349 pessoas, concluída em 30 de abril deste ano.

Uma pesquisa do Ministério do Turismo com alunos da última edição do curso mostra que 95% apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar foi destacada como o principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional.

A coordenadora-geral de qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às necessidades dos interessados e  também de qualificação do mercado.

“O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, pontua.

De acordo com o estudo, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho, segundo o Ministério do Turismo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você