Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MTur Explica: ampliação do acesso a informações e adesão dos prestadores de serviços turísticos

MTur Explica: ampliação do acesso a informações e adesão dos prestadores de serviços turísticos
Agente de Valor
fev. 4 - 3 min de leitura
000

O Ministério do Turismo (MTur) elaborou uma cartilha digital contendo informações sobre os principais programas da Pasta e seus benefícios a fim de ampliar o acesso e entendimento dos prestadores de serviços turísticos.

Apoio à cadeia produtiva do turismo

O material foi elaborado pela Coordenação-Geral de Formalização e Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos (CGST) em parceria com a equipe de Marketing e demais áreas envolvidas do MTur.

Para William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, as ações e programas do órgão atuam de forma complementar no apoio à cadeia produtiva do turismo e são essenciais para a retomada das atividades.

Inscrição no Cadastur

Agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos são obrigadas a se cadastrar no sistema. Vale lembrar que atuar no mercado de turismo sem esse cadastro é ilegal e passível de multa.

Além de o cadastro ser gratuito, as empresas podem participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur, ter acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em feiras e ações do órgão, e mais visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Selo Turismo Responsável

 

 

O Selo Turismo Responsável, resultado da parceria entre o MTur, a Anvisa e trade turístico (conjunto de agentes, operadores, hoteleiros e prestadores de serviços turísticos), é uma certificação gratuita que determina as melhores práticas de higiene para cada um dos segmentos empresariais que atuam no setor de Turismo.

O programa tem como objetivo certificar quais estabelecimentos comerciais estão seguindo os protocolos oficiais para a prevenção da disseminação da Covid-19. Para conseguir o Selo, a empresa deve estar devidamente regularizada no Cadastur. 

Além destas informações, na cartilha você encontra tudo sobre os principais programas destinados ao setor de Turismo como o Guia Turismo Acessível,  Código de Conduta Brasil, Qualificação do Turismo, Programa de Regionalização do Turismo, Fungetur, Prodetur + Turismo e o Mapa do Turismo Brasileiro.

Com a retomada das atividades turísticas, os estabelecimentos e prestadores de serviço em turismo devem estar preparados e qualificados, trazendo melhorias e soluções à sociedade.

O MTur Explica também será utilizado para promover os programas da Pasta durante as próximas fiscalizações de prestadores de serviços turísticos realizadas pelo MTur. As ações têm o objetivo de conscientizar os estabelecimentos da área quanto à importância da formalização junto ao Cadastur e da adesão a outros programas ofertados.

Para mais informações, acesse a cartilha digital.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você