Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Minas Gerais ganha rota de turismo religioso dedicada à Nha Chica

Agente de Valor
ago. 21 - 3 min de leitura
000

O Sebrae Minas lançará amanhã (22) a Rota Nhá Chica-Caminho das Virtudes, em Baependi (MG). A cerimônia terá a presença dos presidentes do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.

O trecho da Estrada Real, onde viveu e morreu a beata mineira Nhá Chica, será nomeado rota turística de peregrinação. O percurso de 220 quilômetros vai de Tiradentes a São Lourenço e passa por sete cidades: Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas.

Há dois anos anos, o Sebrae-MG, em parceria com as prefeituras de nove cidades mineiras, tem trabalhado para o desenvolvimento da rota turística, com ações de pesquisas, levantamento histórico-cultural, roterização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação.

A caminhada da rota dura em média nove dias, em um ritmo aproximado de 20 quilômetros ao dia, e pode ser feita em qualquer dos sentidos, tanto de Tiradentes a São Lourenço, quanto São Lourenço a Tiradentes. O trajeto é dividido em 11 trechos, de 11 quilômetros a 30 quilômetros cada percurso, que receberam os nomes das virtudes atribuídas à Nhá Chica: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.

Além de ser um passeio de peregrinação, a rota passa por diversas capelas, igrejas e santuários e desperta a atenção dos turistas pelos atrativos gastronômicos, naturais, de aventura e histórico-culturais, podendo o trajeto ser feito a pé, de bicicleta, moto, cavalo ou carro.

De acordo com informações do Sebrae, até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado das virtudes atribuídos a beata mineira. Haverá também um site com todas as informações sobre o percurso e ainda um guia impresso que vai orientar turistas e peregrinos sobre as condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, inclinação do terreno, equipamentos de segurança, serviços disponíveis nos municípios e estabelecimentos para alimentação e hospedagem.

Quem foi Nhá Chica
Analfabeta e filha de escrava, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, pequeno distrito de São João del-Rei. A beata viveu a maior parte da vida em Baependi, no sul de Minas, onde dedicou-se aos mais necessitados, ficando conhecida como a “mãe dos pobres”.

Desde a sua morte, em 14 de junho de 1895, vários milagres e graças são atribuídos a ela.  Esses relatos de cura por intercessão sem explicação científica foram decisivos para a sua beatificação em 2013. Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi (cidade onde a religiosa morreu) em agradecimento as graças alcançadas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você