Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mato Grosso Além do Comum

Mato Grosso Além do Comum
Bianca Carli
fev. 28 - 4 min de leitura
040

Para conhecer cada pedacinho do nosso país, minha família curte viajar de carro. Assim, ano passado tive a oportunidade de visitar este maravilhoso estado brasileiro, o Mato Grosso.

 A primeira parada é a Chapada dos Guimarães. Que além de um atrativo natural, também é um município deste estado brasileiro, servindo de apoio para conhecer os grandes chapadões. Localizada a cerca de 1 hora de Cuiabá, é uma típica cidade do interior com sua charmosa praça central e ao redor possui pousadas e restaurantes para atender os turistas. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está a apenas 10 minutos de carro da cidade, percurso tranquilo e com sinalização para orientar os visitantes. O mesmo conta com estacionamento gratuito, sendo que a entrada de veículos é proibida no parque. Em 2014, devido à Copa do Mundo, o parque passou por uma reforma na sua estrutura, mas infelizmente não foi finalizada.

O parque possui atrações gratuitas. Tive o prazer de conhecer duas delas. A primeira é a cachoeira Véu de Noiva, com acesso por uma trilha de areia de aproximadamente 500 metros. A trilha é um pouco íngreme, porém acessível. Ao final da trilha você se depara com a incrível paisagem de um grande paredão de arenito servindo de plano de fundo de uma bela cachoeira. Do mirante, é possível observar este verdadeiro espetáculo da natureza. Próximo da cachoeira, o parque conta com estrutura de restaurante, banheiros e lojinha de souvenir. A segunda atração gratuita é uma rota de cachoeiras, com uma trilha de aproximadamente 1 km. Ao longo do caminho, o turista pode admirar lindas cachoeiras, onde é permitido tomar banho. A última cachoeira é a mais procura pelos visitantes, pois aos pés dela tem um grande rio calmo e raso. Perfeito para às famílias se refrescarem do calor típico desta região brasileira. Há outros grandes atrativos como a Cidade de Pedra ou Morro de São Jerônimo. Esses passeios são pagos, pois são acompanhados de guias, por questões de segurança de seus visitantes.

A chapada também possui atrações fora do parque nacional, um deles é o Morro dos Ventos, localizado a apenas 5 minutos da cidade. Sua principal atração é um mirante suspenso sobre os grandes paredões. Com sua plataforma vazada, temos a sensação de estarmos flutuando sobre mais de 150 m de altura. Do mirante você pode admirar mais um pouco das incríveis paisagens da chapada. Outra atração da chapada, é um mirante onde é possível observar o Centro Geodésico da América do Sul, localizado a 10 minutos da cidade. Este centro seria um Ponto Equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, ou seja, o “Coração da América do Sul”. Se sobrar tempo, não deixe de visitar as cavernas da região.

A segunda parada é no município de Nobres, localizado aproximadamente 2 horas de Cuiabá. O principal atrativo da cidade é o Aquário Encantado, o local possui estrutura para atendimento e oferece os equipamentos para realizar a flutuação. A primeira parte do percurso para visitação é com um passeio de trator, de mais ou menos 10 minutos. A segunda parte, é por uma trilha guiada de 500 metros em meio a natureza, onde o guia explica um pouco sobre a vegetação ali existente. Ao chegarmos no Aquário Encantado, percebemos que faz jus ao seu nome, o mesmo trata-se de um pequeno lago com águas cristalinas. A flutuação no lago é de 30 minutos, e realmente é uma experiência incrível. Em seguida, fazemos a flutuação no Rio Salobra, descendo o rio por 12 metros, a correnteza te leva e você apenas admira os peixinhos nadando. Dica, tem macacos à espreita na floresta, então fique de olho nos seus pertences.


 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você