[ editar artigo]

Manchas de óleo atingem as praias do Morro de São Paulo, na Bahia

As manchas de óleo chegaram as praias do Morro de São Paulo na Bahia, terceiro maior destino turístico do Estado.

De acordo com relatório divulgado pela Prefeitura de Cairu, as manchas foram detectadas durante a madrugada dessa terça-feira (22), em diversas praias do Arquipélago.

No levamento o arquipélago de Cairu, composto por 26 ilhas, teve as praias de Cueira, na ilha de Boipeba e a praia Ponta do Quadro, na vila de Garapuá atingidas. Além disso, registrou manchas de óleo na primeira e segunda praia do Morro de São Paulo, uma das mais importantes na Bahia.

A prefeitura com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável decretou através de Diário Oficial, que as praias atingidas pelo desastre de derramamento de óleo ficaram interditada por tempo indeterminado, bem como os passeios turísticos que envolvam essas localidades, até que os danos ambientais e os riscos à saúde dos banhistas sejam mensurados.

Vale destacar que os agentes com viajantes na região, devem orientar os seus clientes sobre as áreas atingidas. Além disso, é preciso alertar sobre os riscos à saúde, as manchas de óleo podem causar reações nas peles e pulmões dos banhistas.

Entenda o caso

No inicio do mês de setembro, diversas praias da região do Nordeste do Brasil registraram manchas de óleo. Através de análise realizada pela Marinha e a Petrobrás apontou que o material encontrado não é brasileiro.

Em levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, até o último dia 10 de outubro, 138 praias e 61 municípios de nove estados do Nordeste haviam sido afetados. Clique aqui para ver as áreas afetadas. De acordo com esse levantamento, o Sergipe é a região mais afetada e o estado declarou emergência. 

Agente de Valor
Ler conteúdo completo
Indicados para você