O Aeroporto Santos Dumont reabrirá neste sábado (21) após um mês de obras nas pistas de decolagem e pouso. Das três grandes companhias que operam no terminal, apenas a Azul reiniciará seus voos já a partir de amanhã. Por sua vez, Gol e Latam Airlines aguardam o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As empresas continuarão com a operação temporária até domingo (23) e segunda-feira (24), respectivamente.
Na tarde de hoje, as companhias aéreas emitiram comunicados sobre o funcionamento dos voos na nova pista do aeroporto.
Em resumo, a Azul informou que retomará todas as suas operações neste sábado. "O primeiro voo a ser operado na pista reformada pela Infraero será o AD4851, com destino a Congonhas (SP), com previsão de decolagem às 6h15", afirma.
Em contrapartida, a Gol seguirá com voos fora do Galeão até o dia 23. A justificativa é a "definição sobre a liberação da pista de Santos Dumont com todas as condições tanto para operação em pista seca quanto molhada". O transporte gratuito entre os dois aeroportos do Rio será mantido.
"Tão logo essas confirmações se concretizem, a companhia trabalhará no planejamento de seus voos para os próximos dias. E estará prontamente comunicando os clientes sobre essas mudanças", declara.
A Latam, por outro lado, manterá a operação no Galeão até o dia 24. "A companhia ressalta que a segurança é um valor imprescindível e lamenta os inconvenientes que essa situação alheia à sua vontade possa causar aos passageiros. Para mitigar os impactos, a companhia segue oferecendo transporte terrestre gratuito de hora em hora para os passageiros entre os dois aeroportos."
Por fim, ambas as companhias ressaltam que os passageiros com viagens programadas de e para o Santos Dumont até esta data já estão sendo informados sobre a mudança em seus voos.