Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gerenciamento de Risco Transfronteiriço: reabertura de fronteiras sem quarentena

Gerenciamento de Risco Transfronteiriço: reabertura de fronteiras sem quarentena
Agente de Valor
dez. 8 - 4 min de leitura
000

A International Air Transport Association (IATA) anunciou o lançamento do Manual sobre Testes e Medidas de Gerenciamento de Risco Transfronteiriço desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). O documento fornece aos governos uma ferramenta de avaliação baseada em risco para o uso de programas de teste que podem aliviar os requisitos de quarentena.

Travel Pass

O IATA Travel Pass, um passe digital de saúde que apoiará a reabertura segura das fronteiras, está em sua fase final. Ele se junta a outras ferramentas digitais, como o CommonPass para ajudar a reiniciar as viagens aéreas internacionais que foram duramente atingidas pela pandemia.

O projeto piloto internacional do IATA Travel Pass está agendado para o fim deste ano, e o lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2021. 

A IATA está solicitando testes sistemáticos de Covid-19 de todos os viajantes internacionais e a infraestrutura de fluxo de informações necessária para permitir isso deve apoiar:

  • Governos com meios para verificar a autenticidade dos testes e a identidade dos que apresentam os certificados dos testes;

  • Companhias aéreas com a capacidade de fornecer informações precisas a seus passageiros sobre os requisitos de teste e verificar se o passageiro atende às exigências para a viagem;

  • Laboratórios com meios para a emissão de certificados digitais aos passageiros que serão reconhecidos pelos governos;

  • Viajantes com informações precisas sobre os requisitos de teste, onde podem ser testados ou vacinados, e os meios para transmitir com segurança as informações sobre o teste às companhias aéreas e autoridades de fronteira.

Segundo Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA, o teste é o primeiro passo para permitir viagens internacionais sem medidas de quarentena. A segunda etapa é a infraestrutura global de informações necessária para gerenciar, compartilhar e verificar com segurança os dados de teste combinados com as identidades dos viajantes em conformidade com os requisitos de controle de fronteira.

Solução de ponta a ponta

O passe digital incorpora quatro módulos de código aberto e interoperáveis ​​que podem ser combinados para uma solução de ponta a ponta:

  • Registro global de requisitos de saúde: permite que os passageiros encontrem informações precisas sobre viagens, testes e, eventualmente, requisitos de vacinas para sua viagem;

  • Registro global de centros de teste/vacinação: permite que os passageiros encontrem centros de teste e laboratórios em seu local de partida que atendam aos padrões de requisitos de teste e vacinação de seu destino;

  • Lab App: permite que laboratórios autorizados e centros de teste compartilhem com segurança os certificados de teste e vacinação com os passageiros;

  • Aplicativo de viagens sem contato: permite que os passageiros criem um “passaporte digital”, recebam certificados de teste e vacinação, verifiquem se são suficientes para seu itinerário e compartilhem certificados de teste ou vacinação com companhias aéreas e autoridades para facilitar a viagem.

Além disso, o Travel Pass também pode ser usado por viajantes para gerenciar a documentação de forma digital e contínua durante a viagem, trazendo mais segurança e comodidade à sua experiência.

Para Juniac, a segurança está no centro da aviação. Esta crise apenas reforçou esse compromisso. Ele afirma que há um esforço por parte de governos, autoridades de saúde pública e entidades de aviação para garantir operações seguras, mesmo durante esta pandemia.

As diretrizes de decolagem da ICAO são medidas práticas para proporcionar um ambiente seguro de saúde pública desde o check-in até a chegada. 

Os avanços nos testes, juntamente com a orientação da ICAO, são necessários para a reabertura de fronteiras e, ao mesmo tempo, minimizar o risco de disseminação de Covid-19.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você