A Santa Catarina Turismo (Santur) assinou, em parceria com entidades catarinenses, um protocolo de intenção para a criação da Rede de Inteligência do Turismo em Santa Catarina.
A rede busca promover a cooperação entre as entidades do Estado para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, trabalhando na produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.
O acordo foi firmado na reunião Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio-SC, na 32ª Encatho & Exprotel, no Centro Sul, com a Fecomercio-SC, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) envolvidas.
Segundo Flavia Didomenico, presidente da Santur, o compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo. “Trata-se de um momento importante para todo o setor, principalmente para a competitividade, projeção de novos negócios e a organização de todas as instituições envolvidas na cadeia do turismo do nosso Estado”, pontuou.
Durante a reunião da Câmara, as entidades participantes também apresentaram em primeira mão um dashboard de indicadores compilados pelo Observatório do Turismo. A plataforma que tem sido operada desde janeiro de 2019 também fará parte da rede, analisando dados e gerando estudos dos setores.
No painel interativo do programa é possível visualizar informações completas sobre o mercado do turismo em Santa Catarina, como dados atualizados de tráfego de aviação civil nos aeroportos do estado, fluxo de turistas nos meios de hospedagem e estrturas dos atrativos turísticos. O painel é atualizado constantemente com informações compartilhadas por entidades parceiras e o trade turístico.