O Dia da Amazônia é comemorado neste mês de setembro, no dia 5. O que isso tem a ver com o segmento do turismo? Pode-se dizer que ecoturismo significa desenvolver a atividade turística de maneira a preservar os recursos naturais de um bioma. Sendo assim, é preciso entender que a matéria prima é quem sustenta esse tipo de turismo e, a partir disso, garante a não eliminação desses recursos. De forma resumida, é assim que o turismo pode ser um instrumento de proteção à floresta, especialmente, à Amazônia.
Por outro lado, o ecoturismo é, também, uma atividade rentável, oferecendo oportunidades de emprego para as comunidades locais ao movimentar as regiões com a presença de turistas. Em uma viagem, por exemplo, um único consumidor passa por pequenos restaurantes, passeios, vendas de artigos artesanais etc., incentivando negócios populares e movimentando a economia regional, que tem o maior interesse na preservação dos recursos naturais.
Desenvolvimento sustentável
Tendo em vista o nível elevado de degradação ambiental por meio da exploração e ações do extrativismo vegetal desenfreados, o que resulta na marginalização dos povos tradicionais, o ecoturismo é um grande aliado para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ele estabelece sua contribuição garantindo melhora na qualidade de vida das pessoas, sem provocar alterações nos recursos consumidos.
Crescimento do Ecoturismo
Apenas no Brasil, o ecoturismo cresce 65% ao ano em relação aos 15% do turismo convencional. Esses são dados Organização Mundial do Turismo, que aponta que essa atividade segue se desenvolvendo e crescendo rapidamente. Apesar disso, na região amazônica o ecoturismo ainda é pouco desenvolvido, além da desvalorização com a sua maior característica: a biodiversidade.
O turismo e a proteção das florestas
O turismo ecológico funciona como um conjunto fiscalizador da qualidade do meio ambiente:
Favorece a individualidade das florestas tropicais;
Ajuda na gestão de áreas protegidas;
Enxerga a população local como ator social e a insere efetivamente nas atividades econômicas;
É comprovadamente mais lucrativo.
Viajar reserva muitas coisas boas para as pessoas. O ecoturismo reserva muitas coisas boas para as pessoas e para o meio ambiente. É a mais pura ferramenta de conhecimento, educação e preservação da biodiversidade. A floresta de pé vale muito mais.