Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Destinos africanos reunidos em prol de um futuro sustentável para o Turismo

Destinos africanos reunidos em prol de um futuro sustentável para o Turismo
Agente de Valor
jul. 17 - 4 min de leitura
000

No mês de junho, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Comissão Regional da África realizaram uma reunião virtual para enfrentar o desafio colocado pelo novo coronavírus e também para se concentrarem nas áreas-chave da Agenda da África, um roteiro criado para guiar o setor em crescimento sustentável até 2030.

Essas prioridades incluem o aprimoramento da infraestrutura turística do país, facilitando os vistos, garantindo a segurança dos turistas, investindo no desenvolvimento do capital humano e melhorando a imagem da África para o resto do mundo.

Segundo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o potencial turístico africano é essencial para impulsionar o desenvolvimento inclusivo no continente.

O contínuo alívio das restrições de viagem, primeiro dentro das nações e depois nas fronteiras internacionais, permitirá que muitos benefícios sociais e econômicos do turismo retornem. 

“Agenda da OMT para a África - Turismo para o Crescimento Inclusivo”

 

Ainda de acordo com Zurab, se o reinício do turismo for gerenciado de maneira responsável e coordenada, aproveitando o poder da inovação e do empreendedorismo, ele poderá transformar milhões de vidas e ajudar a proteger e preservar a rica herança cultural e natural da África. 

No período que antecedeu a reunião, os Estados Membros da OMT participaram de uma pesquisa online, em que foram convidados a compartilhar seus pensamentos sobre como a Agenda da OMT para a África pode ser utilizada para acelerar a recuperação dos efeitos da pandemia de COVID-19 e construir resiliência para o futuro.

Os participantes expressaram um forte desejo de ver priorizadas as cinco principais áreas da Agenda para a África a fim de apoiar uma recuperação rápida e sustentável. Entre elas, estão:

  • Desbloqueio do crescimento por meio da promoção de investimentos e parcerias público-privadas;

  • Promoção da inovação e tecnologia;

  • Promoção da facilitação de viagens, incluindo políticas aprimoradas de conectividade e vistos de turismo;

  • Promoção da resiliência, inclusive por meio  da proteção e comunicações de segurança e crise;

  • Apoio à “Brand Africa” – um movimento intergeracional para criar uma imagem positiva da África, celebrar sua diversidade e impulsionar sua competitividade, inclusive por meio de uma maior segurança para os turistas.

Prioridades sub-regionais descritas

 

A pesquisa também revelou as diferentes prioridades dos Estados Membros de diferentes partes da África. Por exemplo, no norte da África, a principal prioridade é expandir a capacitação dos profissionais do setor de Turismo, inclusive por meio do fornecimento de mais treinamento por parte das autoridades locais.

Já na África Ocidental e Oriental, os Membros nomearam como prioridades a facilitação de viagens e a promoção do crescimento do turismo por meio de investimentos e parcerias público-privadas.

Enquanto isso, a defesa da “Brand Africa” emergiu como a prioridade número um para os Estados Membros na África Austral e na África Central, uma vez que o foco está no fortalecimento dos sistemas de estatísticas do turismo.

Também foi concluído que os Estados Membros de todo o continente gostariam de ver a OMT adicionar uma nova seção à Agenda para a África, com foco na promoção do turismo regional e doméstico.

Por último, mas não menos importante, os Estados Membros também sugeriram à OMT que empreenda uma série de ações, tanto no âmbito político quanto no técnico, incluindo o fortalecimento da colaboração entre governos, facilite a criação de fundos de investimento para apoiar o turismo e forneça apoio prático às pequenas e médias empresas (PME). 

Essas ações são particularmente benéficas para países cujo PIB depende fortemente do setor de Turismo, incluindo os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (na sigla em inglês, SIDS).

E você, o que achou do roteiro para o turismo africano? Deixe seu comentário! :)


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você