Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COSTA RICA - Mais que Pura Vida, uma Jóia da Natureza

COSTA RICA - Mais que Pura Vida,  uma Jóia da Natureza
Marcelo Carvalho - Gerente BWT Joinville
jun. 28 - 16 min de leitura
040

​Antes de contar um pouco sobre esse país maravilhoso, é preciso entender o que significa a expressão "PURA VIDA".  Quem visitar a Costa Rica irá ouvir PURA VIDA  por todos os lados, sempre com um sorriso no rosto. Essa expressão pode ser uma saudação, um obrigado, um até logo. Assim como o Aloha está para os Havaianos, Pura Vida está para os Costa Riquenhos. É uma forma de entregar positividade a tudo e a todos, uma forma leve de se levar a vida, ainda mais quando se vive em um paraíso rodeado de natureza e belas paisagens. Não é à toa que sua população está entre as mais felizes do mundo (segundo o Happy Planet Index). Então vamos começar a viagem e Pura Vida.


Entre os dias 18 e 25 de junho de 2023, tive a oportunidade de visitar esse país a convite da ICT (Instituto Costarricense de Turismo) junto com um grupo de agentes convidados da BWT e alguns convidados diretamente pela ICT. Para entendermos melhor sobre a Costa Rica, seguem alguns dados práticos. A Costa Rica fica na América Central, entre o Panamá e a Nicarágua. Sua capital é San Jose, onde está seu principal aeroporto e porta de entrada para o país. A moeda é o Cólon (1,00USD = 542,00CRC aprox), porém o dólar é amplamente aceito em todos os lugares. O fuso horário é 3 horas a menos que no Brasil. A melhor forma de chegar na Costa Rica a partir do Brasil é com a Copa Airlines, com rápida conexão na Cidade do Panamá e cerca de 1h de voo até San Jose. Para entrar no país é necessário passaporte com mínimo de 3 meses de validade e certificado de vacina da febre amarela. O País é banhado pelo Mar do Caribe a leste pelo Oceano Pacifico a oeste, e ambos os lados tem boas praias e muitas atrações para todos os gostos. San José fica bem no centro , rodeado de uma cadeia de montanhas e vulcões, isso mesmo vulcões. A Costa Rica tem mais de 150 vulcões ativos e muitos deles muito próximos a San Jose. 

Já na chegada a San Jose, nossos olhos já percebem que estamos chegando ao paraíso, pois a paisagem tem um tom de verde intenso, com montanhas por todos os lados e a cidade de San José no meio completando a aquarela de cores. Nosso itinerário foi criado para que pudéssemos conhecer o interior do país , principalmente sua flora e fauna, mostrando além das praias de surfistas, ao qual o país está inserido no nosso imaginário. Costa Rica é e continua sendo um destino muito procurado por surfistas do mundo todo, tendo inclusive comunidades quase que exclusivas para a prática do esporte, mas a proposta era justamente conhecer o outro lado, o lado mais natural do interior do país.

San Jose - Costa Rica

Na chegada ficamos hospedados no hotel  Crowne Plaza San Jose La Sabana (https://www.ihg.com/crowneplaza/hotels). O  hotel fica a 15 minutos do Aeroporto Internacional Juan Santamaría e a cinco minutos da cidade de San José. O hotel oferece comodidade, com instalações para eventos,  213 quartos recentemente renovados com fácil acesso às principais empresas e das principais atrações da cidade. Uma boa opção para começarmos a aventura na Costa Rica.

Hotel Crowne Plaza San jose La Sabana

San Jose é a capital e a maior cidade da Costa Rica. Uma cidade interessante, com um centro histórico modesto, com alguns prédios imponentes com destaque para o Teatro Nacional, prédio construído por influências europeias de artistas franceses e italianos no auge do café, no final do século XIX. A cidade também conta com museus importantes como o Museo Nacional de Costa Rica e o Museo del Oro Precolombino. Destaques ainda para o Museo del Jade, com o maior acervo de artefatos em jade do mundo. São mais de 7 mil peças desde a época pré-colombiana e o Museo de Arte y Diseño Contemporáneo. Como muitas vezes temos que pegar uma ou duas noites em San Jose, acredito que vale a visita. A noite vale a pena se jogar para o Bairro Escalante, pois esse é o point de bares e restaurantes da cidade. Antes um bairro residencial, atualmente é um bairro fervilhante com bares e pubs de todos os tipos, cervejas artesanais e comidas típicas do país e do mundo todo. Vale a visita.

Centro de San Jose

No dia seguinte seguimos para a Costa do Pacifico, porém no meio do caminho fizemos um passeio muito legal no Rio Tárcoles. Lá pudemos avistar muitos crocodilos selvagens  num passeio de barco de cerca de 1h. Esse é um dos principais rios do país e na junção com o oceano, esses animais vivem em harmonia com a multidão que vão observá-los.  

Rio Tárcoles e seus amáveis habitantes

Seguindo para nosso destino, passamos pela cidade de Jacó, com belas praias e com boa estrutura de hotéis e restaurantes, além de bela vista do Golfo de Nicoya. Nosso destino foi o Parque Nacional Manuel Antonio, um dos principais do país devido  à reconhecida dedicação à preservação e proteção da Natureza. Nessa região ficamos hospedados no hotel  Parador Resort e Spa - https://hotelparador.com/.

Este hotel é o principal complexo ecológico de luxo da Costa Rica. Situado no alto de uma encosta do Pacífico Central, este premiado hotel está construído sobre 12 hectares de selva tropical, a poucos minutos de uma das melhores praias de Costa Rica e do Parque Nacional Manuel Antonio. O hotel possui diversas categorias de aptos, desde os mais básicos com vista jardim aos mais luxuosos com vista para o mar e para a floresta. O Hotel trabalha com café da manhã e tem restaurantes com serviço a la carte. Próximo ao hotel há várias opções de restaurantes e bares. Tem acesso a uma praia quase exclusiva a poucos metros. Nos jardins dos hotel é possivel encontrar dezenas de animais, como macacos, pássaros e bichos preguiças, todos soltos em meio a natureza.

Hotel Parador Resort e Spa

 A partir do hotel é possível fazer um lindo passeio de Catamarã, com atividades de mergulho bem em frente ao Parque Nacional Manuel Antonio. Além de visitar a badalada praia de Quepos, uns dos principais destinos não só de turistas estrangeiros, mas dos próprios costas riquenhos. Nessa região esta a principal atrativo: Parque Nacional  Manuel Antonio. Na chegada ao parque é possivel contratar um guia especializado em observação de animais.  O parque tem boa estrutura , com trilhas bem sinalizadas e uma praia linda, onde podemos apenas passar o dia observando a natureza.

Parque Manuel Antonio - vista do voo entre Quepos e La Fortuna

Seguimos para a região de La Fortuna já no centro norte do país, onde está talvez o mais famoso vulcão da Costa Rica: Vulcão Arenal.  Nosso trajeto para essa região foi em avião fretado para nosso grupo num voo de cerca de 40 minutos. É possível fazer reserva através da empresa https://www.flysansa.com. São aviões pequenos e voam a baixa altitude, dando a chance de ver o país por outro ângulo, com suas belas paisagens naturais, proporcionando uma experiência única. Na chegada ao aeródromo de La Fortuna, já é possível avistar o Vulcão Arenal , que é um dos principais cartões postais do país, por sua imponência e beleza. Aos pés do vulcão há toda uma infraestrutura turística montada para agradar todos os tipos de turistas, desde aqueles que só querem desfrutar de um bom hotel e suas águas termais até  aqueles mais aventureiros que se jogam em uma tirolesa.

Aereonave que fez o trajeto Quepos para La Fortuna

Vulcão Arenal

Conseguimos aproveitar um pouco dos dois mundos durante nossa estadia. Ficamos hospedados no hotel  Arenal Manoa & Hot Springs Resort - https://arenalmanoa.com/.  Esta é uma charmosa propriedade para relaxar e curtir a maravilhosa vista do Vulcão Arenal e águas termais. Rodeado de jardins, pastos e animais, os quartos foram desenhados para que cada um possa oferecer uma vista panorâmcica do vulcão.

Arenal Manoa & Hot Springs Resort

Nessa região fizemos o  RAINFOREST CHOCOLATE TOUR - https://rainforestchocolatetour.com. Foi uma oportunidade de conhecer os  aspectos interessantes do cacau e do chocolate, desde sua origem e historia, participando em todo o processo de produção, desde a coleta do fruto, secagem e moagem. Participamos da elaboração da bebida sagrada tradicional dos antepassados, porém tudo de uma forma super animada e descontratida.

Rainforest Chocolate Tour

Seguindo nossa programação, fomos para o Sky Adventure -  https://skyadventures.travel. Lá tem um centro de visitantes com lojas e restaurantes. Ali é passado algumas instruções de como aproeitar ao máximo as atividades e subimos a montanha através de gôndolas pela a selva tropical. Lá no topo, tem uma linda vista do lago Arenal, assim como toda a floresta e o vulcão sempre presente. A descida é através de tirolesa, não apenas uma, mas de 7 tirolesas, cada uma com um tamanho e velocidade diferentes. Vale a aventura.

Todos paramentados para a Tirolesa e o Vulcão ao fundo sempre presente

 À noite relaxamos na águas termais do Ecotermales La Fortuna - https://ecotermalesfortuna.cr.  O lugar é muito lindo e é possível sentir a energia natural proveniente do Vulcão Arenal, que aquece as fontes de onde nascem as poças de água termal, que vão dos 32°C até os 41°C . É possível combinar com a piscina de água fria, realizando uma massagem relaxante para o corpo e alma. Ainda dentro do complexo termal, esta incluído um buffet com a deliciosa culinária costarriquenha, sempre com destaque para o Gallo Pinto, prato típico à base de arroz e feijão que está presente em praticamente todas as refeições e em todos os lugares.

Ecotermales La Fortuna

Monteverde foi a nossa próxima parada, desbravando o interior da Costa Rica. Para chegarmos até lá, navegamos em um pequeno barco por cerca de 40min através do Lago Arenal até o Rio Chiquito, um pequeno povoado do outro lado do Lago. Seguimos de minivan por cerca de 1:30 ate chegarmos a Monteverde, passando por belas paisagens que parecem um filme Jurassic Park.

Linda região entre La Fortuna e Monteverde

Chegando em Monteverde, nossa hopedagem foi o hotel El Establo - https://elestablo.com/. Esse hotel fica espalhado ao longo de um morro bem íngreme em uma grande proriedade roedeado de jardins e lagos. Os quartos estão espalhados em predios que realmente lembram um estábulo, todos com bela vista da região e um belo por do sol. Com o tempo limpo é possivel até avistar o Golfo de Nicoya.

Monteverde é uma importante região turística, com muitas opções de atividades em meio a natureza.  O destaque foi a trilha que fizemos no meio da floresta através de pontes supensas no Selvatura Park - https://selvatura.com. São impressionates 2,5km de caminhada por um bosque que em sua maior parte do tempo, tem uma névoa úmida, dando um toque de mistério e magia no ar. Ao longo do caminho passamos por oito pontes suspensas com tamanhos que variam entre 50 metros até 170m e alturas de 12m a 60m.

Pontes supensas no Selvatura Park

Ainda dentro do complexo do Selvatyura Park, visitamos o Santuario de Peresozos (Santuario dos Bicho Preguiças). Vale a visita para conhecer um pouco mais sobre esses animais que são sempre presença marcante na Costa Rica. Ali estão Bicho Preguiças resgatados e que não podem mais ser reintroduzidos na natureza. A visita é guiada, onde  é passada toda a informação sobre esses curiosos animais. O lugar é indoor, porem bem amplo, permitindo que os bichos circulem livremente, dentro de sua velocidade é claro.

Shakira, uma das dezenas de Preguiças do Santuario dos Peresozos

Ainda na região de Monteverde, conhecemos a Catarata el Tigre no El trigre Waterfalls  - https://www.eltigrewaterfalls.com/. Os nativos chamavam esse bosque místico de "Los Bajos del Tigre" porque os caçadores constantemente se encontravam com o majestoso Jaguar e a quem os chamavam de tigre. Para chegar até a Catarata el Tigre, seguimos uma trilha de cerca de 4,5km passando por 4 grandes cascatas e 9 pontes (pontes ssupensas e pontes de arvores naturais) . Embora a trilha seja bem sinalizada, as encostas ingremes demandam de um certo preparo e não é indicado para aqueles que eventualmente não tenham boas condições fisicas. De qualquer modo, para os aventureiros de plantão, a paisagem vale cada gota de suór, pois é uma cachoeira em cada ponto, culminando com a grande Catarata el Tigre quase no final da descida.  Ainda durante a trilha, tem umas das atividades mais legais. Trata-se de um passeio de bicicleta/tirolesa suspenso em cabos por onde se percorre 3 trechos diferentes de 90m a 130m de cumprimento e  70m sobre o rio, passando em meio a  floresta. No final do percurso, pode-se optar para voltar ao centro de visitantes num veículo 4x4 ou a cavalo para desfrutar de um delicioso almoço.

Atividas em El Tigre Waterfalls

Na volta para San José, a ultima noite ficamos no hotel Studio Boutique - https://www.costaricastudiohotel.com/. Hotel 5 estrelas localizado na exclusiva zona de Santa Ana em San José. Hotel confortável e todo decorado num estilo único, com muitas obras de arte Costa Riquenhas. O hotel conta com mais de uma centena  de obras de grandes artistas como Rafa Fernández, Jorge Jiménez Deredia, Marcia Salas, Isidro Wong e outros artistas de renome internacional.

Studio Boutique Hotel

No último dia fizemos um passeio até o Vulcão Poás , próximo a San Jose. A cratera principal fica a cerca de 2500m de altitude. Na subida pode-se observar plantações de café (algumas propriedades permitem visitação e degustação). Mais acima o que domina são as plantações de morango, com varias barracas vendendo a fruta e também opção de morango com calda de chocolate e leite condensado. Na chegada na cratera do vulcão, há um centro de visitantes com informações e claro, lojinhas com todo tipo de souvenir, além de um charmoso café. A cratera fica a poucos metros de caminhada e é possível sentir a energia do lugar (ou talvez seja só o enxofre mesmo). Ao final da caminhada se descortina uma incrível vista da cratera com um lago ao centro, ainda com aquela fumacinha avisando que está vivo. Realmente uma experiência incrível. O lugar tem boa estrutura com mirantes que permitem vislumbrar toda a beleza e força da natureza. Além da cratera, é possível fazer uma pequena trilha, toda pavimentada em meio a floresta até a antiga cratera, que hoje é um belo lago. Certamente uma imagem, cheiro e gosto inesquecíveis.

Cratera do Vulcão Poás

Na volta visitamos  uma plantação de café, onde entendemos um pouco sobre a cultura cafeeira costarriquenha e almoçamos num centro cultural chamado "Sr y Sra Ese". Fica bem próximo ao aeroporto. Servem comida tradicional, além de apresentações de danças típicas e lojinhas.


Em resumo, a Costa Rica é um país para amantes da natureza, que gostam de ter essa interatividade, porém sem perder o charme de bons hoteis, bons restaurantes e boa infraestrutura. Tem atividades para todos os gostos e bolsos. A flora e fauna são seu principal atrativo, além das já conhecidas belas praias.

Um destino fascinante e que vale muito a pena conhecer e experimentar o estilo PURA VIDA de se levar a vida.






Denunciar publicação
    040

    Indicados para você