Neste momento de crise, a população está contando com o apoio de hotéis para fazer o que eles oferecem de melhor: hospitalidade. Em todo o mundo, estes espaços encontraram maneiras úteis de apoiar suas comunidades locais durante a pandemia de coronavírus – desde abrigar profissionais da saúde até fornecer leitos a pacientes adicionais de hospitais sobrecarregados.
Em países como EUA, Reino Unido, Espanha e Brasil, os meios de hospedagem estão se preparando para receber pacientes com a COVID-19. Os governos locais têm trabalhado com hotéis para transformar potencialmente os aposentos em instalações de cuidados improvisados ou centros de quarentena.
Quartos de hotéis para profissionais de saúde
O Reino Unido firmou parceria com muitas das maiores redes de hotéis do país, incluindo o Best Western, o Hilton, Holiday Inn e o Travelodge, para transformar seus espaços em locais de apoio hospitalar. A Alemanha também solicitou que seus estados desenvolvessem planos para transformar potencialmente suas hospedagens em instalações de atendimento semelhantes. Na Espanha, as iniciativas estão sendo conduzidas entre os governos municipais e associações de hotéis locais, como é o caso de Málaga.
Nos Estados Unidos, a American Hotel & Lodging Association criou o Hospitality for Hope, uma iniciativa para aumentar a colaboração entre hotéis e governos locais, estaduais e federais. As empresas do ramo hoteleiro que desejam participar podem se cadastrar em um banco de dados nacional que será compartilhado com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
Já no Brasil, alguns hotéis foram preparados para alojar profissionais da saúde. A medida foi tomada para proteger os que estão diretamente envolvidos no controle e tratamento do coronavírus, evitando assim, sua propagação.
No Paraná, quatro cidades (Curitiba, Medianeira, Guaratuba e Pontal do Paraná) disponibilizaram voluntariamente 250 quartos aos profissionais da saúde. Além disso, em Curitiba, a prefeitura alugou um hotel exclusivo para médicos e enfermeiros que não podem voltar para casa por estarem em contato com pessoas de risco. A duração do acordo irá depender do acerto individual com cada um dos hotéis. O contato e acordo com as empresas foram realizados pela Paraná Turismo. Também é importante ressaltar que a relação dos profissionais deslocados para esses espaços foi definida pela Secretaria da Saúde.
Em Santa Maria, Rio Grande do Sul, a rede de hotéis Dom Rafael em parceria com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) disponibilizou 23 apartamentos com capacidade para alojar até 50 profissionais.
Diretrizes para preparar seu hotel para habitação em quarentena, isolamento social e assistência médica
Use desinfetantes que foram pré-aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso contra patógenos virais emergentes (no caso, um problema de saúde novo em que sua incidência cresceu nos últimos meses);
Desinfetantes devem ser aplicados durante a limpeza de rotina dos quartos, espaços públicos, áreas comuns e salas de reunião;
Os lençóis podem ficar contaminados com o vírus, por isso também é importante adicionar alvejante ao lavar a roupa. Lençóis, fronhas e colchas devem ser lavados com mais frequência;
Os espaços públicos e a recepção precisam ser limpos várias vezes ao dia. Se possível, o hotel deve fornecer lenços descartáveis à equipe para desinfetar as superfícies utilizadas pelos hóspedes. A atenção deve ser redobrada em espaços públicos, como mesas na área do lobby, botões dos elevadores, fontes de água e máquinas de venda automática. As canetas da recepção e as chaves do quarto e/ou cartões-chave também devem ser limpos com desinfetante.
Ajude a salvar empregos e vidas
Atualmente, o isolamento social e a quarentena são as ferramentas mais eficazes para controlar e reduzir a disseminação do coronavírus e a incidência da COVID-19. Ao disponibilizar seu hotel para leitos hospitalares e profissionais de saúde, você pode beneficiar a população em geral.
Considere entrar em contato com seu prefeito, governador ou outras autoridades locais para descobrir como você pode ajudar sua comunidade nesse momento de necessidade.