[ editar artigo]

Como está a situação no Chile para os turistas após os protestos

A situação política no Chile tem alertado turistas e agentes de todo mundo. Após o governo anunciar o aumento o valor da passagem de metrô de Santiago em 30 pesos (20 centavos em valor real), a população foi às ruas em manifestações contra a ação das autoridades.

O  clima de tensão aumentou entre os manifestantes e a polícia durante atos de protestos. Como resultado, o governo anunciou “estado de emergência” nas Províncias de Santiago e Chacabuco, além de San Bernardo e Puente Alto. A intenção era “normalizar a ordem pública e proteger a população”.

Com o anuncio de emergência, o governo decretou um toque de recolher. Assim, o Aeroporto de Santiago, Metrô e comércios foram fechados temporariamente.

Para esclarecer a situação atual do país, a Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo, informou que a atividade turística continua a operar em grande parte do país. Portanto, os destinos mais visitados estão funcionando normalmente. (Veja a lista no final da notícia).

Quanto à situação na capital, Santiago, de acordo com a Subsecretaria, o comércio está funcionando parcialmente, já o metrô está gradualmente retomando suas operações habituais com a abertura da maioria das estações.

O serviço de hospedagem turística estão funcionando. Mas, há alguns estabelecimentos no centro de Santiago ainda fechados. Por outro lado, nas cidades de Valparaíso, Concepción, La Serena, Coquimbo e Puerto Montt, o comércio, o transporte e os meios de hospedagem estão recuperando a sua normalidade, mas muitos ainda permanecem de portas fechadas.

Aeroportos e transporte público

Em relação ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, ele está operando normalmente. Portanto há várias companhias aéreas que já retomaram os voos na região. Por sua vez, os aeroportos das outras regiões também estão operando, apenas a região norte está registrando baixa porcentagem de reprogramação nos voos.

O transporte rodoviário para o terminal de embarque já está funcionando, assim como táxis. No entanto, as viagens estão sendo registradas com tempos mais longos e as autoridades recomendam que os viajantes obtenham mais informações nos sites de cada linha de ônibus.

Caso as autoridades restrinjam o movimento nas vias públicas, a recomendação é os turistas mantenham seus passaportes e cópias do cartão de embarque, cartão de chegada ou partida ou comprovante do bilhete o tempo todo, o que serve como uma conduta segura para suas transferências de/para o aeroporto.

Informações sobre as regiões

O Ministério da Economia, Fomento e Turismo do Chile divulgou uma lista sobre os principais pontos turísticos que podem ser visitados pelos turistas.

Arica

Em Arica , as atrações estão funcionando normalmente, como Cuevas de Anzota, Museu Histórico e de Armas de El Morro e Museo Casa Redonda, exceto aqueles que dependem da Universidade de Tarapacá.

Tarapacá , Humberstone e Santa Laura

Os três destinos estão funcionado normalmente. Mas, vale apontar que existem restrições de acesso ao Pampas do Tamarugal a partir do Alto Hospicio, por isso existem complicações temporárias para acessar as atrações de Pica e Pozo Almonte. Os demais serviços turísticos estão operando normalmente.

Antofagasta

A maioria das atrações turísticas estão funcionando normalmente. Porém, a Biblioteca Regional de Antofagasta, o Teatro Municipal de Antofagasta, o Centro Cultural da Estação de Antofagasta, o Museu Regional de Antofagasta e a Casa Cultural estão fechados.

Atacama 

Apenas o comércio está parcialmente operacional.

Coquimbo

A Terceira Cruz do Milênio, o Forte Coquimbo, a Mesquita e a Reserva Nacional Humboldt Penguin estão fechados. Os serviços de navegação turística do porto de Coquimbo não estão em operação.

Valparaíso

As atrações turísticas estão funcionando normalmente, com exceção da comuna de Valparaíso, onde o comércio em geral trabalha parcialmente.

O'Higgins

Atrações e comércio estão parcialmente operacionais. O Observatório Tagua Tagua tem todas as suas atividades canceladas.

Biobío e  Ñuble

As reservas Isla Mocha e Nonguen, e o Parque Nacional Laguna del Laja, estão abertas aos turistas. Além disso, Ñuble está funcionando normalmente.

Los Rios e Los Lagos

O nevoeiro do Museu de Sítio Castillo está fechado, já o Parque Nacional Villarica (entrada sul), a Reserva Nacional Mocho Choshuenco e o Parque Nacional Costeiro de Alerce estão abertos. As barcaças que atravessam a cidade de Corral estão funcionando em horário normal. Em Los Lagos , todos os hotéis, serviços turísticos e destinos na região de Los Lagos estão abertos e funcionando normalmente, aguardando a chegada dos turistas. A Carretera Austral encontra bloqueios na rota em Chamiza. O Pumalin Park funciona normalmente.

Aysén e Punta Arenas

Em Aysén, as Áreas Selvagens Protegidas do Estado, administradas pela CONAF, fecham às 13h00. Em Punta Arenas, os museus Braun Menéndez; Naval e Marítimo; e os militares, estão fechados.

Mais informações sobre as atrações turísticas podem ser encontradas diretamente no site do Ministério. Agente, fique atento as notícias e mantenha seus clientes informados.

Agente de Valor
Ler matéria completa
Indicados para você