Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Começa a temporada de festas em Santa Catarina; veja a programação

Agente de Valor
out. 9 - 3 min de leitura
000

Neste mês de outubro, Santa Catarina inicia a sua temporada de festas típicas. Em diferentes cidades do estado as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes que formaram a cultura do povo catarinense.

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, começa hoje (9) e vai até o dia 27. O evento da cultura alemã teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Após três edições, a festa alemã estava consolidada e ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.

Para Flavia Didomenico, presidente da Santur, as festas típicas de Santa Catarina reforçam as tradições e geram economia e emprego para o setor de turismo.“As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, afirma.

Leia também:
Novo Aeroporto de Florianópolis entra em operação

Diante disso, Santa Catarina reúne neste ano dez festejos culturais, em diferentes regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó.

Já na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. No Vale dos Imigrantes, Meio-Oeste, ocorre a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.

Público em Santa Catarina

De acordo com a Santur, os festejos atraem públicos de diferentes regiões e nacionalidades para Santa Catarina. No ano passado, a edição 35º da Oktoberfest Blumenau registrou um público de 592.291 pessoas, 4,27% a mais do que em 2017.

Além disso, outra área que também registrou crescimento foi a de consumo da gastronomia, alcançando 38,01%. Os visitantes consumiram 538.727 itens de gastronômicos. Ainda, beberam 623.660 litros de chope, o que representa aumento de consumo de 1,86%, quando comparado com 2017.

Assim, na edição do ano passado, os visitantes puderam utilizar o  Oktober Karte, o cartão do sistema cashless da festa. Neste ano, os clientes que optaram em não devolver poderão, enfim, reutilizá-lo

Confira agora a programação dos eventos:

Divulgação/Santur


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você