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“Clean & Safe” e “Certificação SHA”: estratégia de recuperação do turismo

“Clean & Safe” e “Certificação SHA”: estratégia de recuperação do turismo

Na segunda quinzena de abril, o Turismo de Portugal criou um selo de aprovação para distinguir as atividades turísticas que cumprem os requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controle da COVID-19 e outras possíveis infecções, reforçando assim a confiança do turista na segurança do destino.

Esta validação é gratuita e opcional, podendo ser utilizada por um ano. Para usar o selo, as empresas devem implementar um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), garanta medidas de higiene necessárias para evitar riscos de contágio, e procedimentos seguros para a operação das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe”

 

O selo “Clean & Safe” pode ser obtido online por meio das plataformas digitais do Turismo de Portugal: Registro Nacional de Empresas de Turismo (RNT),  Registro Nacional de Agentes de Entretenimento Turístico (RNAAT) e Registro Nacional de Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT) – o documento sempre será associado ao número de registro da entidade escolhida.

Após a apresentação da Declaração de Compromisso, as empresas podem divulgar o selo “Clean & Safe” fisicamente em suas instalações ou em suas plataformas digitais.

Vale lembrar que o Ministério do Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, realizará auditorias sem aviso prévio aos estabelecimentos aderentes.

Com esta medida, a autoridade turística portuguesa pretende informar as empresas sobre os requisitos mínimos de higiene e medidas de limpeza para garantir a segurança de vários estabelecimentos, mas também promover Portugal como um destino seguro, com medidas implementadas para impedir a propagação do vírus por meio de um plano de coordenação de ação do setor, que em breve se expandirá para outras áreas de atividade, com inúmeras manifestações de interesse.

Por exemplo, antes da pandemia, os visitantes irlandeses faziam mais de 350 mil viagens a Algarve (região no extremo sul de Portugal, conhecida pelas praias do Mediterrâneo e pelos resorts de golfe) todos os anos.

Dessa forma, os selos “Clean & Safe”, projetados para proteger a saúde e reforçar a confiança entre esses visitantes, surgem quando governos de todo o mundo procuram desenvolver regras e roteiros para a recuperação do turismo.

“Amazing Thailand Safety and Health Administration: certificação SHA ”

 

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) anunciou planos semelhantes aos de Portugal para introduzir uma certificação de segurança e saúde para aumentar a confiança do visitante e aprimorar sua indústria, por exemplo.

O projeto faz parte dos esforços da TAT para mitigar os impactos causados pelo novo coronavírus e acelerar a recuperação no setor de viagens e turismo. A certificação “Amazing Thailand SHA” visa preparar os operadores turísticos tailandeses para estarem prontos para o retorno do turismo pós COVID-19.

Os trabalhos do processo incluem o estabelecimento dos critérios da SHA, a apresentação do comitê, a preparação do processo de inscrição, seleção e o planejamento de marketing e publicidade para os estabelecimentos e serviços de turismo certificados pela autoridade.

A metodologia de avaliação para estabelecimentos e serviços de turismo abrange cinco áreas principais:

  • Os estabelecimentos e serviços de turismo devem seguir rigorosamente as diretrizes de controle COVID-19 do Departamento de Controle de Doenças e Ministério da Saúde Pública;

  • A segurança de atrações e instalações devem ter planos de desenvolvimento ou procedimentos operacionais que se concentram em garantir a segurança do turista, mantendo a cultura local e promovendo a interação entre as comunidades locais e os turistas;

  • Higiene e saneamento em estabelecimentos e serviços turísticos bem como casas de família, pousadas, lojas de souvenirs e restaurantes;

  • Conveniência, limpeza e segurança das ligações entre comunidades e atrações, bem como os padrões de segurança e saúde do transporte, incluindo carros particulares, ônibus públicos e companhias aéreas;

  • A confiança do pessoal do turismo nos estabelecimentos turísticos, incluindo a segurança do turista e o protocolo de segurança.

O projeto “Amazing Thailand SHA” faz parte da estratégia de realinhamento da TAT em meio à crise do coronavírus, incluindo também planos para estimular o turismo doméstico.

Agente de Valor
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