No próximo domingo (13), o Estado do Pará comemorará o Círio de Nazaré. A festa religiosa é uma das simbólicas do país e reúne milhares de fiéis. A expectativa é que 83 mil turistas de todo o Brasil visitem Belém para acompanhar a festividade.
Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese), estima-se que, com o evento, sejam injetados cerca de R$ 1 bilhão na economia paraense.
Além disso, o levantamento aponta que os setores mais beneficiados serão os de prestação de serviços (como turismo religioso e hotelaria); comércio (com atividade de vendas em geral); indústria e agropecuária, destacando especialmente o aumento do fornecimento de maniva e farinha, do interior para a capital.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) preparou uma programação especial para o evento.
“Teremos várias atividades, como, por exemplo, receptivos aos turistas no aeroporto, terminal hidroviário e também na rodoviária. Além disso, teremos também o ‘Caminhos de Nazaré’, quando nossas equipes darão apoio e acolhimento aos romeiros que vêm caminhando de cidades próximas, e o concurso de ornamentação de embarcações do Círio Fluvial”, informou André Dias, secretário de turismo.
Leia também:
Estados do Nordeste se unem para promoção do turismo
Para reforçar o estímulo na economia, o governo adiantou a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais, ativos e inativos, para os dias 8 e 10 de outubro. O pagamento de 50% do benefício representa injetar cerca de R$ 300 milhões na economia do estado.
Com a chegada do Círio, quatro dos maiores produtores de maniva intensificaram a sua produção, sendo assim, proporcionando um aumento de 600% na produção.
Movimentação turística
O Terminal Hidroviário de Belém "Luís Rebelo Neto" intensificará o atendimento para receber romeiros e turistas para o Círio de Nazaré. A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) estima que mais de 21 mil usuários passem pelo local na semana da festa religiosa.
De acordo com dados analisados na semana do Círio de Nazaré em 2018, mais de 15 mil passageiros passaram pelo terminal entre os dias 8 e 14 de outubro, período de maior movimento. Já em 2019, a companhia estima que mais de 21 mil pessoas passem pelo espaço neste mesmo período.
Em todo mês de outubro de 2018 foram 68 mil passageiros no terminal hidroviário.
No domingo, último dia de festividade, ocorre a principal romaria. Uma missa abre as celebrações do dia e procissão inicia logo após. A caminhada dos fiéis sai em frente à Igreja da Sé e segue até a Praça Santuário.
O Dieese aponta que dois milhões de pessoas devem acompanhar o Círio este ano.