Na segunda quinzena de junho, o primeiro-ministro de Belize fez o anúncio oficial de que o Aeroporto Internacional Philip Goldson (na sigla em inglês, PGIA) será inaugurado em 15 de agosto de 2020, como parte de estratégia de reabertura do país para o turismo em cinco fases.
Em maio, na primeira fase do processo, houve afrouxamento das restrições de emergência, como a reabertura de hotéis para o turismo doméstico e repatriação de tripulantes de navios de cruzeiro.
No início de junho, a segunda etapa liderada pelo Ministério das Relações Exteriores, começou com um programa de repatriamento em fases dos cidadãos de Belize que se encontravam em situações difíceis em outros países.
A abertura do Aeroporto Internacional dará início à terceira fase de reabertura de Belize, permitindo maior relaxamento das viagens e abertura para voos fretados, aviação privada e reabertura limitada de viagens de lazer internacionais apenas com hotéis com credenciais aprovadas.
Os protocolos de saúde e segurança para hotéis também foram aprovados pelo ministro do Turismo e da Aviação Civil, José Manuel Heredia, que servem de base para o mais novo Programa de Reconhecimento "Padrão Ouro de Turismo" do destino para hotéis, restaurantes e operadores turísticos.
Este programa busca aprimorar os padrões de saúde e segurança da indústria do turismo, adaptando novos comportamentos e procedimentos para garantir que funcionários e viajantes estejam confiantes na limpeza e segurança do produto turístico de Belize. Alguns desses novos padrões incluem:
Medidas para hotéis
Distanciamento social e uso de máscaras nos espaços públicos;
Check-in/out online, sistemas de pagamento sem contato e sistemas automatizados de pedidos/reservas;
Estações de higienização das mãos em toda a propriedade;
Aumento da higienização de espaços públicos e superfícies tocadas com frequência;
Verificações diárias da saúde de hóspedes e funcionários;
“Salas de isolamento/quarentena” designadas para casos suspeitos de COVID-19 e planos de ação para lidar com funcionários ou hóspedes contaminados.
Medidas para excursões em museus e parques nacionais
Restrições de capacidade para todos os segmentos de turismo para garantir o distanciamento social;
Grupos de turistas menores para proporcionar uma experiência mais segura;
Excursões e visitações com hora marcada para limitar o número de pessoas no local;
Sanitização rigorosa dos equipamentos de passeio.
Embora com escopo limitado, essa abordagem em fases permite que a indústria reabra de forma responsável, teste novos protocolos de entrada – permitindo os ajustes necessários para garantir o bem-estar dos belizenses e visitantes.
Processo de pré-viagem
Fonte: https://www.traveloffpath.com/belize
É importante salientar que todos os passageiros que viajam para Belize devem baixar o aplicativo “Belize Health” e preencher as informações necessárias antes do embarque.
O código QR permite que o passageiro tenha um número de identificação exclusivo que será usado para rastreamento de contato enquanto ele estiver em Belize.
Além disso, os passageiros são incentivados a fazer um teste de PCR COVID-19 até 72 horas antes da viagem para o destino.
A abertura de hotéis será realizada em fases, e o primeiro agrupamento de hotéis que será permitido abrir inclui propriedades que possuem o Certificado de Reconhecimento do Padrão Ouro de Turismo, que oferecem serviço completo aos hóspedes.
Isso significa que esses hotéis são capazes de disponibilizar todas as comodidades, de modo a conter o hóspede na propriedade, minimizando as oportunidades de interação com a comunidade local.
Essas comodidades incluem transporte para oferecer serviços de aeroporto, acesso a um restaurante no local, passeios isolados e limitados apenas aos hóspedes da propriedade. Portanto, os passageiros são incentivados a reservar hotéis aprovados pelo Gold Standard.
Protocolos implementados no PGIA
No aeroporto alguns protocolos de limpeza e higienização devem ser seguidos:
Instalação de barreiras e resguardos entre passageiros e oficiais de Imigração e Alfândega;
Estações de higienização das mãos em toda extensão do terminal;
Marcadores de chão separados por um metro e meio para promover o distanciamento social e auxiliar os passageiros no processo de filas;
Higienização da bagagem de passageiros antes da transferência para o edifício do terminal.
Além disso, todos os visitantes devem:
Usar máscara durante todo o processo de embarque e desembarque dentro do aeroporto;
Fazer verificações de temperatura usando termômetros infravermelhos digitais ou câmeras de imagem térmica;
Seguir as diretrizes de distanciamento social em todas as filas para exames de saúde, imigração e inspeções aduaneiras;
Seguir às diretrizes abrangentes e proativas de rastreamento de contatos para facilitar a resposta rápida e apropriada das autoridades de saúde, caso os sintomas da COVID-19 se desenvolvam;
Utilizar as estações de higienização das mãos com frequência e facilitar outros requisitos de triagem de saúde na chegada.
Embora as datas ainda não tenham sido anunciadas, a fase quatro terá a reabertura completa das fronteiras terrestres e portos menores, e concluirá com a retomada do turismo de cruzeiros na fase cinco.
Vale lembrar que o Governo de Belize, o Ministério da Saúde, o Ministério do Turismo e Aviação Civil e o Conselho de Turismo de Belize (na sigla em inglês, BTB) continuarão a monitorar ativamente essa situação para manter a segurança dos viajantes e da comunidade local.