Em comemoração aos 100 anos de empresa, a Avianca Holdings voará com uma aeronave Airbus 320 de registro N284AV.
O avião com pintura retrô foi adaptado pela empresa para lembrar dos anos 1950, época que a identidade visual da Avianca tinha tons de azul em seus aviões. As cores eram marcas registradas de modelos Douglas DC-3 e DC-4, Curtiss C46 e a Constelação Lockheed L-749A e a Super Constelação Lockheed L1049E / G.
Os clientes da companhia da rota do voo Bogotá-Barranquilla foram os primeiros a conhecer a aeronave. Além disso, o avião fará voos pela Colômbia como Bogotá, Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Letícia, Medellín, San Andrés e Santa Marta. E, também fará rotas internacionais, como destinos no Caribe, Lima, Miami e El Salvador.
De acordo com Silvia Mosquera, vice-presidente executiva comercial da Avianca, a data é um marco importante na história da empresa.
“Começamos nossa celebração de 100 anos retornando à casa que nos viu nascer como Scadta. Este avião representa a história da companhia aérea que voa há mais tempo no mundo e queríamos trazer de volta a era de ouro dos anos 50. Pois, foi precisamente nessa década em que inauguramos as conexões transatlânticas para cidades como Madri, Hamburgo e Frankfurt, voando com essa imagem azul tão representativa”, afirma.
(Divulgação)
Transformação
Além do mais, o avião também recebeu uma pintura em homenagem à data comemorativa dos 100 anos da Avianca. A pintura foi realizada na oficina de Manutenção da Avianca, na cidade da Guatemala, por mais de mil horas. Ao total, cerca de 30 técnicos guatemaltecos participaram dessa ação. Com tudo, a reforma da aeronave alcançou um recorde de tempo para a pintura de um avião.
O Elkin Ospina, chefe a Oficina de Manutenção Avianca na Guatemala, explicou como foi o procedimento da pintura. Para ele a ação realizada na oficina na Guatemala também reflete a globalidade da marca em toda a América Latina.
“Enquanto removíamos a pintura do avião, a equipe da oficina comentou a importância da transformação que experimentamos como Avianca, mas ao pintá-la com a imagem retrô, também destacamos a importância de voltar às raízes para garantir o futuro”, afirma.
Novas parcerias
Na última semana de setembro a Avianca Holdings anunciou um codeshare com Azul Linhas Aéreas. Diante disso, a partir de outubro, os passageiros da Avianca poderão realizar conexões com 27 destinos brasileiros. Com a assinatura do contrato de código compartilhados, as empresas poderão comercializar voos em conjunto.
De acordo com o anuncio feito pela Avianca, as passagens e o início de operações estão sujeitas à aprovação do governo da Colômbia e do Peru.