Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aurora do Tocantins: roteiro marcado por trilhas e cachoeiras

Aurora do Tocantins: roteiro marcado por trilhas e cachoeiras
Agente de Valor
jan. 15 - 3 min de leitura
000

Viajar para locais isolados durante a pandemia é uma das tendências do turismo brasileiro. Afinal, evitar aglomerações é uma das recomendações sanitárias. Uma cidade que segue isso (em parte por conta da sua localização) é Aurora do Tocantins, perto da divisa entre a Bahia e Goiás.

A cerca de 500 quilômetros de Palmas,  Aurora do Tocantins é umas das cidades turísticas preferidas dos viajantes. Atrás apenas de Jalapão, Cantão, Ilha do Bananal, e das praias do Araguaia e de Tocantins, o destino guarda mistérios e segredos em mais de 280 cavernas e grutas catalogadas.

Desde 2017, o turismo da região tem sido incentivado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden) em parceria com o Sebrae.

Potencial ecoturístico

Se você é daqueles viajantes que curtem caminhadas e desafios físicos, Aurora do Tocantins é o destino perfeito! O roteiro é marcado por trilhas e cachoeiras, fazendo parte das Serras Gerais, região tocantinense com outras cidades, onde é possível fazer turismo de aventura.

O trajeto para Aurora do Tocantins pode ser feito de carro ou de ônibus a partir de Brasília e Palmas, em pouco mais de seis horas em ambos os casos.

Um dos chamarizes do destino está ligado ao seu nome: Aurora, que significa nascer do sol, é o único município do estado onde o sol "nasce mais tarde". Como ela fica na parte de trás das Serras Gerais (considerada a maior cadeia de serras do Brasil), o município vê o sol surgir por último. Esse é um dos principais atrativos turísticos da região.

Entre as atrações locais há montanhas, cânions, dunas, cachoeiras, mirantes, grutas e cavernas. No entanto, um dos locais mais procurados e um dos pontos turísticos mais frequentados do Tocantins é o rio Azuis, o menor do Brasil e da América Latina, e o terceiro menor do mundo — ele possui apenas 147 metros de extensão.

Na região, você também encontra os rios Sobrado e Palma, que podem ser percorridos com boia por quem gosta de corredeiras. Alguns dos passeios são feitos dentro de propriedades particulares.

Além dos rios de águas transparentes, a cidade de Aurora também é centro de estudos acadêmicos devido às formações rochosas e os registros de fósseis de animais pré-históricos que viveram na região há milhões de anos. 

Turismo seguro e consciente

A região está retomando suas atividades após a elaboração do protocolo de segurança e saúde, uma ação entre a prefeitura e a Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), com apoio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e demais parceiros.

É importante salientar que a retomada do turismo (que ocorreu em 4 de setembro de 2020) foi confirmada por meio de decreto e entre as regras estão a limitação na quantidade de pessoas nos pontos de banho e nas hospedagens, bem como o uso de máscara e álcool em gel.

E você, já planejou sua viagem para este destino? Deixe seu comentário!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você