A Organização Mundial de Turismo (OMT) firmou parceria com a Wanderlust World para lançar um novo aplicativo desenvolvido para proporcionar viagens seguras em meio à COVID-19.
O aplicativo World Tourist Identification (WTID) é uma das muitas soluções desenvolvidas para atender às novas demandas de turistas e destinos, sendo uma das várias iniciativas da OMT para impulsionar a recuperação do turismo.
A ferramenta permite que os turistas tenham cópias digitais dos principais documentos em um só lugar. Isso torna a identificação dos viajantes mais fácil, rápida e segura. Além disso, o WTID também ajuda a coibir fraudes e roubo de identidade.
Segundo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o reinício do turismo traz oportunidades para milhões, especialmente aqueles que dependem do setor para sobreviver.
Ainda de acordo com o secretário-geral, o aplicativo World Tourist Identification promete facilitar as viagens entre as fronteiras internacionais, promovendo a confiança e fortalecendo o turismo.
O poder da inovação no turismo
É importante salientar que desde o início da atual crise a OMT vem promovendo o poder da inovação para ajudar a mitigar o impacto da COVID-19 no turismo e preparar o setor para se tornar mais forte, como o Desafio de Soluções de Cura para o Turismo da OMT que incentivou o desenvolvimento de mais de mil aplicativos no mundo todo.
As diversas soluções inovadoras foram divididas em três categorias:
Cura para as pessoas: soluções focadas em medidas de segurança, métodos de higienização, detecção precoce da doença, entre outras para as partes interessadas em turismo e em viagens – a serem usadas por turistas, funcionários de turismo, operações de hospitalidade, agências de viagens, operadores turísticos, transporte, parques de diversões etc.
Cura pela prosperidade: soluções focadas em aplicativos digitais para turismo, compartilhamento de economia, economia circular, gerenciamento de receita, recuperação de demanda e investimentos a serem implementadas para todo o setor a curto e longo prazo.
Cura por destinos: soluções focadas em técnicas de recuperação para destinos – comunicação e gerenciamento de crises, mobilidade, mudança de nome de destinos turísticos, recuperação da confiança em viagens, entre outras áreas relacionadas.
Essas ações visam apoiar os Estados-membros da OMT e as partes interessadas no turismo na identificação e mitigação de riscos globais e locais relacionados ao setor.
Além disso, as soluções fortalecem a coordenação de todos os segmentos ao longo da cadeia de valor do turismo.
Todas as medidas visam facilitar as viagens internacionais, garantindo o movimento seguro e eficiente dos viajantes, incluindo o intercâmbio de informações, o desenvolvimento de padrões e procedimentos destinados a impedir ameaças e redução de custos – protegendo o movimento dos viajantes.
E você, o que acha da implementação da inovação no setor de Turismo? Conte para a gente nos comentários! 🙂