Mais de 130 agentes de viagens, de diferentes regiões do Brasil, que participaram do 2º Integra, evento da BWT Operadora, com o apoio do Sebrae/PR, conheceram, nesta quinta-feira (7), produtos de experiências turísticas de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. Ao todo, são 32 produtos disponíveis e que prometem experiências memoráveis aos turistas.
Um dos produtos apresentados foi a Vivência KakaoWit, da empresa KakaoWit Chocolates, de Palmeira, que é a primeira chocolataria bean to bar (do grão à barra) dos Campos Gerais, e que permite visitação à fábrica e degustação dos produtos. A reserva dos grupos de, no mínimo, duas pessoas e, no máximo, 20, deve ser feita com 48 horas de antecedência, sendo que a visita é aberta a todas as idades. A empresa produz chocolate de amêndoa de cacau à barra.
Para a sócia proprietária Angélica de Oliveira Janzen, o encontro com os agentes de viagem é a oportunidade de proporcionar visibilidade para a marca e ultrapassar fronteiras.
“Nossa produção é totalmente artesanal, com uma história familiar marcante, na qual buscamos matéria-prima de qualidade. Muitos turistas que vinham a Witmarsum tinham interesse de saber como era a produção e foi, a partir daí, que abrimos a fábrica para visitação”, comenta.
A agente de viagem Camila Pataro, de Ponte Nova, em Minas Gerais, acredita que a oferta de produtos de experiência ajuda a fomentar a economia dos municípios e abre novas oportunidades de negócios.
“É fantástico conhecer como o trade turístico de determinada região se mobiliza para que as coisas aconteçam. É uma união de esforços e de buscar novos olhares para os potenciais existentes. Fico deslumbrada não somente pelos atrativos, que são lindos, mas pelo movimento em torno do tema”, considera Camila.
A empresária de Piraí do Sul, Cinara de Souza, apresentou a experiência “Um Rolê Primitivo”, na Chácara Invernada, que fica no sopé da Escarpa Devoniana. O turista pode participar de uma trilha pela floresta, com araucárias e sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, e confecção de souvenir com ingredientes primitivos.
Usina Malte, na Colônia Witmarsum, foi um dos locais que recebeu o grupo de agentes de viagens.
Foto: Rogerio Junior
“Participar do 2º BWT Integra foi uma oportunidade incrível, pois pude mostrar meu produto para agentes de viagem de vários estados brasileiros. Voltei bem satisfeita com o resultado, pois fui procurada por duas agências para mais informações sobre o ‘Rolê Primitivo’”, revela.
Os 32 produtos de experiências turísticas de Ponta Grossa e região foram criados na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência e que contemplou uma programação com workshops, imersão e mentorias, entre outros conteúdos. A ação é um dos pilares do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.
“O Integra é mais uma oportunidade de promover o acesso dessas experiências junto a outros mercados e regiões do País. São produtos inovadores, que permitem experiências memoráveis, e que agora chegam ao conhecimento desses profissionais”, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.
A ação na região teve o apoio da Adetur Campos Gerais , Secretaria Municipal de Turismo, e parceiros locais. No site Catálogo Experiências Turísticas do Paraná é possível acessar todos os produtos de experiência turística do Estado.
Roteiro
Em Ponta Grossa, o grupo de agentes visitou o Parque de Natureza Buraco do Padre, no Distrito de Itaiacoca, e o Parque Vila Velha. Em Palmeira, os profissionais almoçaram na Usina Malte, na Colônia de Witmarsum. O roteiro de viagens do 2º Integra contemplou, ainda, visitas em Morretes, Ilha do Mel e Curitiba. A programação encerrou na Expo Turismo Paraná, maior feira de turismo do sul do Brasil, nesta sexta-feira (8).
“O objetivo é que esses profissionais aprendam, conheçam e se apaixonem pelos produtos turísticos paranaenses. Dessa forma, vão ter condições de vender mais e melhor as belezas do nosso Estado para o Brasil inteiro”, explica Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora.