A Clia Brasil anunciou que 402 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros no primeiro semestre desse ano.
Os números foram divulgados como parte de um estudo anual sobre o perfil dos cruzeiristas em todo o mundo. De acordo com o levantamento, nos primeiros meses do ano houve um aumento de 16,1%, em comparação com os 346 mil do mesmo período de 2018.
Entre novembro e abril acontece a temporada de cruzeiros no Brasil. A Clia espera que durante esse período o número de viagens de navio entre os viajantes leve a um crescimento contínuo no ano, acima dos 402 mil registrados de janeiro a junho.
"Esperamos que as viagens de cruzeiro aumentem cerca de 6% na temporada 2019/2020. Para acompanhar esse rápido crescimento, o Brasil tomou medidas significativas para receber navios em novos portos, aumentando a capacidade e melhorando a experiência geral dos viajantes”, afirmou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Ainda no levantamento, os brasileiros representam 64% dos cruzeiristas da América do Sul, o maior mercado do continente. Já os argentinos e colombianos representam 17% e 7%, respectivamente. Segundo a Clia, a idade média entre os cruzeiristas é de 45 anos e a duração média da viagem é de 6,5 dias.
O que é mais popular no Brasil
De acordo com o estudo anual da Clia, a costa brasileira é a rota de cruzeiro mais popular do país.
No levantamento, a área representa 73% de todas as viagens de passageiros nacionais no primeiro semestre de 2019. Em comparação com o ano anterior, equivale a 293 mil pessoas, além de um aumento de 21% sobre o mesmo período em 2018.
Do mesmo modo, o Caribe é outro favorito dos cruzeiristas, com 64 mil brasileiros navegando para a região. Além disso, os cruzeiros para a África e o Oriente Médio também merecem ser destacados, pois quase dobraram de popularidade desde o ano passado.