Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pagamentos sem contato e a indústria de viagens

Pagamentos sem contato e a indústria de viagens
Agente de Valor
mar. 3 - 6 min de leitura
000

 

A indústria de viagens tem evoluído de acordo com as necessidades tecnológicas de seus consumidores. Desde o começo da pandemia, os clientes estão mais cuidadosos com a segurança e higiene. Um destes cuidados envolve a maneira pela qual os viajantes podem pagar por uma reserva ou outros serviços, uma vez que os pagamentos físicos estão sendo amplamente substituídos por contactless (pagamentos por aproximação), bem como os benefícios que esse método pode oferecer.

Praticidade e segurança

A comunicação sem fio desempenha um papel importante, já que muitos smartphones e cartões de crédito utilizam um tipo de transmissão de dados conhecido como tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Hoje, um cartão de crédito não precisa mais entrar em contato direto com o terminal. Ele pode simplesmente ser colocado a alguns centímetros de distância para que uma transação seja processada.

Além disso, um número crescente de organizações financeiras está oferecendo aplicativos personalizados para smartphones. Isso permite que os usuários coloquem seu telefone próximo a um leitor de cartão de crédito padrão. O cliente será notificado segundos após a aprovação da transação. Além de ser um mecanismo prático e seguro, é benéfico em relação à atual situação de saúde global.

Inovação no setor de viagens

Os pagamentos por aproximação têm se tornado cada vez mais comuns no setor de viagens e turismo, pois cresceu o número de dispositivos que suportam essa tecnologia. 

Outro fato interessante é que muitas empresas relacionadas a viagens estão começando a desenvolver aplicativos personalizados para smartphones, que oferecem suporte a opções de pagamento por aproximação. Eles podem ser baixados por um cliente gratuitamente; economizando tempo durante o processo de reserva. Muitos aplicativos também contêm links para ofertas personalizadas, bem como um meio de navegar até o site da agência de viagens para obter informações adicionais.

O pagamento sem contato não é apenas  uma ótima opção do ponto de vista logístico, mas sua empresa também pode empregá-lo como ferramenta de marketing eficaz.

Formas de pagamento por aproximação

  • Google e Apple Pay;

  • Samsung Pay;

  • Cartões habilitados;

  • Pix;

  • QR Code.

Para saber se seu cartão suporta o NFC (troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos), basta observar o símbolo da tecnologia impresso em um de seus lados.

Maior segurança ao viajante

Antes da pandemia, a principal preocupação associada aos pagamentos envolvia a segurança em relação aos dados pessoais do cliente. Embora ainda seja um ponto importante para as empresas, a disseminação do coronavírus está em alta e a indústria de viagens e turismo foi extremamente atingida, ocasionando:

  •  Fechamento de fronteira por longos períodos;

  • Períodos de quarentena obrigatórios de até duas semanas após a chegada aos destinos específicos;

  • Dificuldades financeiras enfrentadas por muitas empresas relacionadas ao setor de viagens,

  • Preocupação com a higiene pessoal e transmissão de doenças durante a viagem.

Infelizmente, os três primeiros fatores não podem ser necessariamente controlados por empresas de viagens. No entanto, os métodos de pagamento sem contato são uma forma de cumprir os protocolos de biossegurança. Sabe por quê?

Ao contrário de interagir fisicamente com um representante de vendas ou uma máquina, como um leitor de cartão de crédito padrão, o pagamento por aproximação não requer nenhum tipo de contato físico. Esta é uma excelente forma de garantir níveis mais elevados de higiene; uma das preocupações quando levamos em conta a facilidade com que a Covid-19 se espalha. Portanto, as empresas que conseguirem adotar esse tipo de tecnologia com antecedência terão, sem dúvida, uma vantagem competitiva.

Como os pagamentos sem contato podem ser usados ​​para aumentar o reconhecimento da sua empresa de turismo?

Muitas vezes, o branding representa o principal fator entre uma empresa de viagens bem-sucedida e uma que cai no anonimato. Mas o que isso tem a ver com os pagamentos por aproximação? Este tipo de transação pode ilustrar a capacidade de sua empresa em adotar as mais recentes inovações tecnológicas, mantendo as necessidades dos seus consumidores.

Também é importante mencionar que este tipo de pagamento pode ser usado em conjunto com uma série de outros programas de recompensa de fidelidade: ofertas de reembolso, oportunidades de reserva antecipada ou opções de viagens mais flexíveis. Essa  flexibilidade terá um reflexo positivo em sua empresa. 

Uma empresa referência no mercado é a BWT Operadora, única operadora que aceita em seus sistema o pagamento via Pix. Ela disponibiliza para as agências de viagem o link de pagamento e o banner para promoção de seus produtos com a marca da agência.

Essa estruturação da BWT Operadora, oferece o banner para o agente de viagens gerar no sistema o produto que quiser, como quiser e quando quiser — um diferencial que está trazendo bons resultados à empresa e seus parceiros.

Após a reserva do produto, o cliente recebe um link, insere seus dados para o pagamento (conforme as diretrizes da LGPD), ou ainda escolhe pagar via Pix, online ou instantâneo (sem contato).

Como vimos no exemplo acima,  a implementação da tecnologia pode resultar em avaliações online positivas, taxas de reserva mais altas e um maior senso de lealdade. A boa notícia é que os pagamentos sem contato são relativamente fáceis de implementar e os resultados associados serão vistos em um curto período de tempo.

E você, já implementou esta tecnologia em sua empresa? Deixe seu comentário!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você