Agente de Valor
Agente de Valor
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cidades Históricas - MG

Cidades Históricas - MG
Janete Santin Botelho
mar. 12 - 4 min de leitura
060

Visitando:Ouro Preto / Mariana / Congonhas / São João Del Rei / Tiradentes / Belo Horizonte

Uma viagem emocionante!
Uma aula de cultura e historia a cada dia.
Congonhas:
Desde o primeiro dia tivemos um choque de arte com o relato da vida e obras de Aleijadinho, o santuário Bom Jesus de Matosinhos nos deixou extasiadas com a perfeição das obras.
 

O motorista, super atencioso, a caminho de Tiradentes, parou em um ponto na Estrada Real para fazer uma foto.

 

Tiradentes:
Cidade aconchegante. Tranquila, as pessoas(turistas) saem a noite e conseguem fazer passeios a pé sem acompanhamento de guia.
A praça principal – Largo das Forras, tem restaurantes e barzinhos com comidas típicas. As lojas fecham cedo(17:00h/18:00h), mas é possível apreciar a boa comida mineira oferecida.

 

Neste locam recebemos uma aula a cada passo, nosso guia o Miranda, de um conhecimento geral, deste historia, turismo, engenharia, cultura, arte, etc, conseguia responder os mais diversos questionamentos das turistas atentas.
Neste mesmo dia conseguimos conhecer São João del Rei, e vimos a partida da Maria Fumaça, devido a programação ser bem completa, não ouve tempo para fazer este passeio.

São João del Rei:
Mais um banho de cultura e historia, a nossa historia, ouvimos muito a respeito de Tiradentes.

 Visitamos muitos santuários, não apenas religiosos como culturais. Obras primas erguidas por mãos humana e não maquinas e dedicadas a divindades católicas. Conhecemos a origem da “Rua Direita” comum em Portugal, mas não conhecida no sul, para nós uma novidade.  De “O combate dos sinos“, nos foi contada por um dos meninos que participa deste acontecimento e nos surpreendeu.

Mariana:
Estávamos sem grandes expectativas, devido a tragédia, mesmo assim insisti para visitarmos. O centro da cidade que é a parte histórica de Mariana, e não faz parte do caminho da barragem rompida.
A cidade toda parece estar se preparando para receber turistas, a Igreja Nossa senhora do Carmo esta fechada para restauração, a Praça Minas Gerais é um verdadeiro cartão postal, a Catedral da Sé na praça Claudio Manuel, também estava fechada para reforma. Não visitamos o Museu.

Ouro Preto:
Impossível, visitar, ver e lembrar de cada ponto onde fomos levados a conhecer em Ouro Preto, são mais de 23 igrejas que mostram a riqueza, cultura e historia trazidas da Europa e que foi ensinada aos filhos desta terra e que souberam expressar este conhecimento com muita arte, através da religião.

As Igrejas do Rosário,  Nossa Senhora do Pilar, São Francisco de Assis, Do Carmo, Da Conceição, difícil dizer qual a mais bela. Com seus traços cores, torneados e rococós, peças esculpidas em madeira e cobertas em ouro, que em cada visita, no faz admirar sempre mais o responsável, por tão nobre arte.

Sineiro é um profissão muito respeitada nesta região, que conhecem a linguagem e tradicionalmente são usados para comunicar as irmandades dos acontecimentos com seus componentes
A Batalha dos Sinos é um eventos que anima os sineiros e mantem viva a vontade de muitos meninos de seguirem a profissão, além do símbolo religioso que a fé envolve tem a rivalidade.
entre os sineiros.

A Historia da mineração vista de perto foi algo que chamou a atenção, a preferência por crianças, filhos de escravos, por serem pequenos e magros e curiosamente um oficio exercido sem roupas para evitar roubos. As mulheres não eram permitidas e tinham a função dar a luz a filhos que pertencendo ao dono da mina passaria a trabalhar ao seu senhor.  

Se não bastasse toda essa beleza, ainda temos os sabores.... a culinária mineira, muito simples e extremamente saborosa conquista todos. Pastel de angu, galinha a cabidela, tutu de feijão, torresminho, doce de leite, pudim de leite e outras tantas delicias irresistíveis.

Isso é um pedacinho de minhas, com muita historia, religião, cultura e conhecimento para enriquecer a todo nos que estamos aqui tão próximos deste pedacinho de paraíso.


 

 


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você